CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Porto Novo e transporte escolar: O drama dos estudantes de Chã de Norte continua para o desalento dos país 02 Novembro 2017

As crianças de Chã de Norte, no Porto Novo, que frequentam a escola secundária António Silva Pinto, na Ribeira das Patas, interior deste município, continham a percorrer, diariamente, quatro quilómetros a pé, para poderem assistir às aulas.

Porto Novo e transporte escolar: O drama dos estudantes de Chã de Norte continua para o desalento dos país

O presidente da associação comunitária de Chã de Norte, Ivanildo Dias, disse à Inforpress que as oito crianças continuam ainda à espera que a Câmara Municipal do Porto Novo cumpra o compromisso assumido, já há algum tempo, com os país desta localidade, de garantir o transporte desses estudantes.

Este responsável voltou a chamar a atenção para a “situação dramática” por que passa essas crianças, que se levantam às 04:00 para poderem “apanhar” o autocarro em Ribeira da Cruz, que transporta os alunos para o liceu António Silva Pinto, na Ribeira das Patas, regressando à casa somente no final do dia.

O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, havia, há já cerca de um mês, prometido “tomar medidas imediatas” para resolver a situação, ou seja, garantir o transporte dos oito estudantes no percurso Chã de Norte/Ribeira da Cruz/Chã de Norte, mas o facto é que ainda essas crianças continuam a percorrer os quatro quilómetros a pé.

O autarca tinha assegurado aos pais que esforços estariam a ser envidados para a resolução do problema, lembrando que a edilidade porto-novense, uma das instituições que asseguram o transporte escolar neste município, tem “encargos elevadíssimos”, à volta de um milhar de contos todos os meses, com a prestação desse serviço social.

Além da autarquia do Porto Novo, o transporte escolar no concelho é garantido ainda através da Fundação de Acção Social e Escolar (Ficase), da organização não-governamental dinamarquesa Bornefonden, do Conselho Regional de Parceiros (CRP) de Santo Antão e dos próprios pais.

Entretanto, as avarias constantes do autocarro que transporta os alunos da Ribeira da Cruz para o liceu António Silva Pinto, em Ribeira das Patas, está a preocupar os pais e encarregados de educação, dessa povoação.

Neste primeiro mês de aulas, o autocarro que transporta os 40 estudantes, propriedade da edilidade local, já sofreu várias avarias, uma situação que está a inquietar os pais e encarregados de educação dessa localidade, tendo em conta os transtornos que tal situação tem criado aos seus educandos. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau