LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Portugal: Marcelo recebe alerta da homóloga da Lituânia sobre mísseis da Rússia que podem atingir Lisboa 30 Agosto 2017

Portugal: Marcelo recebe alerta da homóloga da Lituânia sobre mísseis da Rússia que podem atingir Lisboa

"Estamos face a uma militarização muito agressiva e rápida do setor de Kalininegrado, onde estão a ser colocados misseis que podem também atingir Lisboa", advertiu em Vilnius a chefe de Estado, depois de "agradecer muito" a Marcelo Rebelo de Sousa a "ajuda de Portugal, que se intensificou após a ocupação [russa] da Crimeia em 2014".

A chefe de Estado acusou, por outro lado, a Rússia de estar a utilizar a Lituânia para experimentar "ataques cibernéticos e informáticos" para serem "a seguir aplicados nos outros países". O enclave russo de Kalininegrado no Mar Báltico é uma área de tensão intensa entre a Federação Russa e a União Europeia.

Além de agradecer o apoio militar de Portugal — enfatizando as três missões de polícia aérea já realizadas e mais uma vez em 2018 — , Dalia Grybauskaité lembrou que a Bielorrússia está entre os "países agressivos" e que os países membros da NATO, quer do Leste quer do Sul da Europa, têm "desafios muito idênticos" no contexto global.

A presidente declarou que ela e os lituanos se "orgulham" de ter do seu lado "um parceiro tão compreensivo, tão fiável e tão bom como Portugal".

Dalia Grybauskaité elogiou ainda a "parceria bilateral" em projetos culturais e afirmou que Portugal é "um dos destinos prediletos" dos estudantes Erasmus lituanos.

Recorde-se que a anexação da Crimeia pela Rússia foi condenada pela ONU. Os 28 países da NATO mantêm "um forte apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia", denunciando que a Rússia "continua a reforçar-se militarmente na Crimeia, que faz parte da Ucrânia".(Cabo Verde vota a favor da resolução que declara "ilegítimo" o referendo na Crimeia
29 Março 2014)

Fontes: Lusa. Foto: Reuters. Arquivo A Semana.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau