CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Pragas de tartaruga atacam zona agrícola de Chã das Caldeiras 04 Setembro 2017

A chuva que caiu ultimamente em Chã das Caldeiras, ilha do Fogo está ainda aquém do esperado, mas os agricultores não perdem a esperança para um bom ano agrícola. Entretanto, os cultivadores da terra, dessa localidade que fica ao sopé do vulcão activo, estão felizes com as últimas precipitações registadas, mas advertem que estão preocupados com o surgimento dos primeiros focos de pragas de tartaruga, mais conhecida cientificamente por Nezara Viridul. O Ministério do da Agricultura e Ambiente informa, no entanto, estar já a par da situação e que vai colocar técnicos no terreno para ajudar os agricultores no combate a essas pragas que devastam plantas.

Pragas de tartaruga atacam zona agrícola de Chã das Caldeiras

A agricultura é, na ilha do vulcão, uma das principais fontes de rendimento das famílias. O cenário agrícola varia, neste momento, consoante as localidades. Segundo este jornal apurou, a chegada tardia das primeiras chuvas fez atrasar a sementeira em várias zonas da ilha.

Nas localidades de Cabeça Fundão e Chã das Caldeiras caíram, na última semana, as primeiras chuvas e os camponeses estão neste momento a fazer a sementeira, esperando desfrutar de uma boa colheita nos próximos meses.

Mas a situação está a ser crítica em Chã das Caldeiras, onde as culturas vêm sendo atacadas pelas tartarugas (Nezara Viridula). Mesmo assim, em conversa com o asemanaonline, vários agricultores daquela localidade, situada ao sopé do vulcão activo do Fogo, mostraram-se animados com as perspectivas do novo ano agrícola, até porque, o MAA vai colocar técnicos no terreno para os ajudar no combate à praga referida.

No norte de São Filipe e também no concelho dos Mosteiros, as plantações do milho e do feijão estão em fase avançada de desenvolvimento. Não há sinais da existência de pragas. Alguns camponeses já fizeram a primeira monda, entretanto as plantas precisam de mais chuva.

Já na parte centro-sul, o cenário é idêntico - caiu chuvas bastantes nos últimos dias.Alguns homens do campo preparam-se para as primeiras mondas, esperando desfrutar de uma boa colheita nos próximos meses.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau