CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Autoridades de Aviação Civil reunidas em seminário internacional sobre o Ambiente 28 Fevereiro 2018

A Agência de Aviação Civil (AAC) realiza, até de 01 de Março, na Cidade da Praia, um Seminário internacional sobre os impactos da emissão do dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente. Este evento - arrancou na segunda-feira,27- reúne os países membros da Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL) e tem o alto patrocínio da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) . Visa estreitar a cooperação entre os Estados lusófonos na elaboração e actualização de planos de acção de redução de emissões deste gás na aviação.

Praia: Autoridades de Aviação Civil reunidas em seminário internacional sobre o Ambiente

Em comunicado, a Agência de Aviação Civil (AAC) informa que realiza durante três dias, na Cidade da Praia, um Seminário Internacional sobre os impactos da emissão do dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente, com a participação dos Estados membros da Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL).

Diante das dificuldades e complexidade da matéria ambiental, a OACI, em colaboração com algumas organizações internacionais, nomeadamente a União Europeia, criou um programa de financiamento/apoio a alguns estados africanos na elaboração dos referidos planos de acção (países beneficiários: Angola e São Tomé e Príncipe), com vista à implementação de medidas para mitigar o impacto do sector de aviação nas alterações climáticas.

Aquele organismo internacional lançou o ”Buddy Programme”, como forma de incentivar os Estados que já elaboraram os seus Planos a cooperarem com os demais outros países, visando o apoio na elaboração dos referidos planos.

Neste âmbito, e considerando a similaridade arquipelágica, Cabo Verde assinou com São Tomé e Príncipe, um acordo de cooperação para receber o apoio na elaboração do plano de acção ambiental.

É neste contexto que, segundo a organização, se encontram reunidos na cidade da Praia, os Pontos Focais ambientais das autoridades aeronáuticas dos países da CPLP, e os diversos parceiros do sector para, em conjunto com a OACI, trabalharem na elaboração dos Planos de Redução de Emissão de CO2.

Tendo em conta que 30 de Junho do corrente ano é o prazo definido pela OACI para a entrega dos planos, a CAACL, na sua última reunião, decidiu pela criação de um grupo de trabalho envolvendo os Pontos Focais dos Estados Membros, visando a cooperação na elaboração e actualização dos respectivos planos de acção.

“Espera-se que no final da acção de formação, todos os Estados membros estejam em condições de actualizar e/ou finalizar os seus planos de acção que serão entregues àquela Organização no final do semestre», refere o documento que vimos citando.CL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Uhau

Uhau
Copyrights 2009 ASemana Online | Crédito: AK-Project