CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Praia: Obras de requalificação na Quebra Canela melhoram aspecto da orla marítima 19 Janeiro 2015

As obras que permitem urbanizar toda a zona balnear de Quebra-Canela, orçadas em 120 mil contos, já estão a ganhar forma com a instalação das redes de água, esgotos, electricidade. Toda a orla vai ser pavimentada, conferindo um aspecto mais urbano à marginal, que há muito marcou a sua centralidade na vida da cidade da Praia. Esta primeira fase termina no próximo mês de Fevereiro.

Praia: Obras de requalificação na Quebra Canela melhoram aspecto da orla marítima

O vereador das infra-estruturas da Câmara Municipal da Praia, Alberto Melo, explica que a primeira fase do projecto de urbanização da Quebra Canela está a ser executada desde Dezembro passado, dotando a zona de uma rede de água e esgotos. As obras de pavimentação começam na próxima semana. Em Fevereiro, quando terminar a primeira fase, a Câmara Municipal lançará oficialmente a primeira-pedra para a requalificação da orla propriamente dita.

“O concurso para a segunda fase do projecto vai ser lançado no próximo dia 22. As obras passam por construir um parque de estacionamento a rondar os 16 mil contos, mas também contempla todo o trabalho de arruamento. Só depois do concurso anunciaremos a data exacta do início das obras e o valor", explica Alberto Melo dizendo que essas obras estão a ser executadas pelas empresas cabo-verdianas Marpe-CV e Engeobra.

Melo explica ainda que a Câmara Municipal está a negociar com a empresa Calú e Angela, dona do Praia Shopping, a comparticipação nos custos de construção do parque de estacionamento, que ficará situado à frente desse estabelecimento comercial. Aquele responsável pede, no entanto, a compreensão dos praienses durante a fase das obras devido à grande movimentação de terra, lembrando que o projecto só trará mais dignidade a essa zona nobre da orla marítima da Praia.

Quanto a uma futura marina - contrapartida do contrato com o empresário angolano que vai edificar um hotel cinco estrelas na Quebra Canela, cujo início das obras está previsto para Agosto deste ano e tem um prazo de execução de dois anos -, Alberto Melo avança que o investidor está a fazer um estudo mais aprofundado para melhor localizar o seu projecto. O mesmo empresário, sublinha o vereador, deve ainda requalificar toda a área circundante do hotel, que para além de ser toda pavimentada terá uma rede de água, esgotos e electricidade.

As obras da Quebra Canela estão enquadradas no Plano Detalhado (PD) aprovado para a faixa litoral da Cidade da Praia que, além dos trabalhos referidos, prevê um passeio essencialmente pedonal ligando toda a orla marítima de Quebra-Canela a Palmarejo Baixo. Uma zona que será servida de piscinas naturais, praças e restaurantes. Contempla ainda uma Alameda que vai enquadrar o altar de João Paulo II, a ser requalificado num trabalho a ser desenvolvido com a Igreja Católica. Enchimentos estão projectados para a zona adjacente à Praia Shopping, que vão ajudar a resolver a erosão marítima dotando o sítio de passeios marítimos de qualidade.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau