ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Praia acolhe Simpósio Internacional Aristides Pereira 04 Novembro 2017

A Fundação Amílcar Cabral (FAC), em parceira com a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP), promove, de 16 a 18 de Novembro, na cidade da Praia, o Simpósio Internacional Aristides Pereira. Tendo como lema «Recordando o Homem, Edificando a História», o evento visa homenagear a figura de Aristides Pereira, que foi um dos companheiros de Amílcar Cabral e primeiro Presidente da República de Cabo Verde.

Praia acolhe Simpósio Internacional Aristides Pereira

O simpósio em causa terá lugar nas instalações do Auditório Nacional e da Biblioteca Nacional, na Praia. Contará com o apoio da Presidência da República, da Assembleia Nacional e do Governo de Cabo Verde.

Conforme os promotores da iniciativa, «este certame internacional tem já garantida a presença de vários ilustres combatentes e companheiros de jornada do homenageado dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)», bem como de figuras de proa de outras latitudes, entre ex-Presidentes e Primeiros-Ministros e ainda de conferencistas nacionais e internacionais.

«Durante esses três dias, os participantes, adicionando ainda professores, estudantes universitários, investigadores, estudiosos e curiosos debruçar-se-ão sobre a luta pela independência do país e da criação das condições necessárias para a afirmação do Estado soberano de Cabo Verde e o papel fulcral que Aristides Pereira terá tido em todo esse processo que, inclusive, terá inspirado outros movimentos de luta pela libertação pela África afora», lê-se na nota da Fundação Amílcar Cabral/Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria a que este jornal teve acesso.

Segundo apurou o Asemanaonline, paralelamente ao Simpósio está previsto o lançamento de um livro (Biografia) sobre a vida e obras de Aristides Pereira, da autoria do investigador e analista político, Corsino Tolentino.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau