SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Praia do Tarrafal de Santiago: Mais de 200 quilos de poluentes retirados do mar 04 Junho 2017

A praia do Tarrafal de Santiago está agora mais límpida e aprazível. É que, neste sábdo,03, mais de 200 quilos de vidro partidos, garrafas, pneus velhos, plásticos, ferros e tubos foram retirados do mar e da praia de Tarrafal, que é um dos ex-libris do turismo da ilha maior de Cabo Verde.

Praia do Tarrafal de Santiago: Mais de 200 quilos de poluentes retirados do mar

Segundo o ex-ministro e deputado Arnaldo Ramos, jovens mergulhadores, pescadores e amigos do Tarrafal juntaram-se aos eleitos locais e militantes do PAICV numa acção de «Fim de Semana do Ambiente», que começou hoje, sábado, na cidade de Tarrafal.

«Outrora um santuário ambiental preservado de Cabo Verde, e local de comunhão com a Natureza, Tarrafal enfrenta hoje sérios desafios para manter esse estatuto», denuncia a mesma fonte.

Arnaldo Ramos informa ainda que os dirigentes locais dos tamabrinas devem, a 5 de Junho, numa conferência de imprensa que vai marcar o dia Mundial do Ambiente, falar, com mais detalhes, sobre as ameaças e os desafios em defesa do ambiente no concelho do Tarrafal, com destaque « para a aprazível baía da mesma cidade».

História e potencialidades

O Concelho do Tarrafal fica na zona setentrional de Santiago - a ilha maior de Cabo Verde que tem 991 km2. O concelho ocupa uma superfície de cerca de 121 km2 e conta com uma população que ronda os 17.784 habitantes, isto fazendo fé no Censo de 2000. Conforme vários escritos, mais de um terço deste número da população vive em Chão Bom. Este bairro mais populoso e pobre possui várias escolas primárias, uma escola secundária, alguns jardins infantis, entre eles o de Cruz Vermelha, que fica na entrada das imediações do Ex-Campo de Concentração do Tarrafal.

Detentor de uma orografia variada, Tarrafal estende-se, segundo escreve a revista Nôs Gente, entre duas grandes maças de montanhas: a Sul, as montanhas que compõem a Serra Malagueta, que alcançam 1063 metros de altitude; e a Norte, o Monte Graciosa, com cerca de 642 metros de altura. Em termos climáticos, Tarrafal de Santiago, à semelhança do que se passa no resto do país, assinala-se por duas estações com marcações acentuadas: o tempo das águas e o da seca ou das brisas.

No tocante à produção, o Município depende sobretudo da agricultura, pecuária e pesca. Contudo, tem um grande potencial turístico, que, quando devidamente explorado, pode revolucionar o desenvolvimento do concelho a meio prazo. Neste particular, ganha relevância a sua bela baía, que é muito procurada por nacionais e turistas, principalmente durante a época balnear no verão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau