NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Prenda de Natal de 30 famílias da Praia foi casa reabilitada 25 Dezembro 2014

Cerca de 30 famílias dos bairros da Achada Santo António e Tira Chapéu vão passar este Natal debaixo de um “tecto” reabilitado. E todos garantem que é uma grande prenda de natal.

Prenda de Natal de 30 famílias da Praia foi casa reabilitada

Nos bairros do Brasil ( Achada Santo António) e Tira Chapéu, na Cidade da Praia, há cerca de 30 agregados familiares que vão passar a habitar com dignidade e em melhores condições de segurança. É que com o financiamento do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território (MAHOT), as associações Amigos do Brasil e Amigos de Tira-Chapéu reabilitaram e entregaram esta quarta-feira, 24, cerca de 30 casas reabilitadas.

O viúvo Justino Fernandes foi um dos contemplados. Depois da morte da esposa passou a partilhar a casa com dois filhos. O teto acabou por desabar há algum tempo atrás e agora com o apoio do projecto “Reabilitar” do MAHOT e da parceria com os amigos do Brasil tem uma casa com quartos, sala, cozinha, casa de banho, ligação a rede de água e esgoto. Tudo a que tem direito. “Uma grande prenda de natal” exclamou repleto de satisfação.

Casos como estes já se contam em 14 mil espalhados pelo país, garante o ministro Antero Veiga que realça que o objectivo do Governo é reabilitar 16 mil casas até ao final da legislatura (2016).

Segundo Antero Veiga “a dignidade tem que ser completa, não pode ser parcial. Se ajudamos na reabilitação de uma casa queremos que essa casa tenha casa de banho, cozinha, mas também ligação à rede de água e esgoto. Portanto, é nessa perspectiva mais global que preferimos beneficiar menos casas mas com mais dignidade do que avançar pela quantidade”.

Para além das condições físicas da casa em si e da sua estrutura - as reabilitações passam pelo apoio na construção de casas de banho e cozinhas, bem como nas ligações domiciliárias de água, electricidade e esgotos – O objectivo é dar qualidade de vida as pessoas”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau