POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Presidente da República visita Portugal 22 Novembro 2017

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, inicia, esta quarta-feira,22, uma visita oficial de três dias a Portugal. Trata-se da segunda visita de Estado que o Presidente Jorge Carlos Fonseca realiza àquele pais europeu e que acontece sete meses depois do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ter visitado Cabo Verde - foi em abril deste ano.

Presidente da República visita Portugal

Fazem parte da delegação cabo-verdiana os Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças, assim como dois deputados, designadamente um do MDP e outro do PAICV.

Com esta visita Cabo Verde pretende reafirmar, mais uma vez, a excelência do relacionamento entre os dois Estados e os dois povos e lançar as bases para o futuro de uma relação que é já de si muito estreita, a todos os níveis.

Conforma a chefia do Estado, a visita do PR começa na quarta-feira à tarde, com o Presidente de Cabo Verde e a Primeira-dama a serem recebidos pelo Presidente da República de Portuga l- acontece com honras militares, na Praça do Império, a que se seguirá um encontro institucional, no Palácio de Belém.

À tarde os dois Presidentes estarão na sessão de encerramento do seminário económico “Portugal Exportador”, no Centro de Congressos da Associação Industrial Portuguesa. O dia terminará com um jantar oficial oferecido a Jorge Carlos Fonseca pelo Presidente da República, no Palácio Nacional da Ajuda.

Na quinta-feira, o Presidente de Cabo Verde irá visitar a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a que se seguirá uma reunião e um almoço oferecido pelo Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, no Palácio das Necessidades.

Durante a tarde, o chefe de Eastado cabo-verdiano será distinguido com o título de Doutor “honoris causa” pela Universidade de Lisboa, numa cerimónia que terá lugar na “Aula Magna” da Reitoria da Universidade.

Na sexta-feira, após uma visita à Fundação Champalimaud, o Presidente Jorge Fonseca fará uma visita ao bairro da Cova da Moura, a que se juntará o Presidente a República, para um almoço. O Chefe de Estado de Cabo-Verde será depois recebido na Assembleia a República. No final visita a Exposição “Morte à Morte!150 anos da abolição da pena de morte em Portugal/ 1867-2017”- patente na Assembleia. O Presidente Jorge Carlos Fonseca parte de pois rumo ao Porto, onde terá um encontro com empresários.

O último dia da agenda oficial do PR de Cabo Verde será repartido entre o norte e o sul de Portugal, primeiro num almoço, a convite do Presidente da Câmara Municipal do Porto e, depois, já em Lisboa, num jantar de cariz social, “Cachupa Solidária”, no hotel D. Pedro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau