ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Primeiro-Ministro: A atração de investimento estrangeiro é uma prioridade 17 Novembro 2017

No âmbito da sua visita a Portugal, o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, deslocou-se, quinta-feira, 16 de Novembro, ao município de Torres Novas, durante a qual afirmou que a atração de investimento estrangeiro representa uma prioridade para o Governo, acreditando, por isso, ser importante apresentar aos empresários e investidores as vantagens e os desafios que podem esperar de Cabo Verde.

Primeiro-Ministro: A atração de investimento estrangeiro é uma prioridade

“Queremos criar uma relação de confiança com os investidores e nossos parceiros de desenvolvimento, com base na nossa estabilidade política e social, na segurança jurídica e institucional e servindo-se como uma plataforma de acesso a outros mercados, devido a nossa localização estratégica em relação aos continentes africano, europeu e americano”, declarou o Chefe do Governo, depois de ter visitado algumas empresas portuguesas em Torres Novas.

Para o Primeiro-Ministro, é importante mostrar a visão do governo para os próximos tempos e apresentar aos empresários as condições de financiamento, bem como o “forte” programa de captação e retenção do IDE, através de apostas em áreas, como o turismo, a indústria marítima, o agro-negócios, o setor aéreo (HUB) e inovação tecnológica e digital.

José Ulisses Correia e Silva pretende projetar um país além dos seus 500 mil habitantes, apoiado no aumento de um milhão de turistas até 2021, inserindo Cabo Verde no mercado da CEDEAO, dos Estados Unidos, através do AGOA, e numa relação especial com a União Europeia.

O culminar do encontro entre os empresários do Núcleo empresarial da Região de Santarém, ficou marcado com a assinatura de um protocolo entre a Associação e a Cabo Verde TradeInvest, visando a facilitação do diálogo com os investidores desta região.

Ainda em Torres Novas, o Primeiro-Ministro efetuou uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Torres Novas, município que construiu uma relação de amizade de mais de 20 anos com Cabo Verde, através da geminação com o município de Ribeira Grande de Santo Antão.

O dia terminou com a cerimónia de galardoação com medalha de mérito cultural do 1º e 2º grau, um conjunto de artistas residentes em Portugal: Armando Tito, Toy Vieira, Leonel Almeida, Maria Alice, Sara Tavares, Cármen Sousa e a bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas.

O Primeiro-Ministro considerou na ocasião que o seu governo pretende reverter o princípio de alguns governos que tendem a ver a cultura como o sector menor, mostrando, efetivamente, que o seu Executivo pretende colocar a cultura num patamar importante, “quer no reforço da identidade e coesão da nação, quer através de um impulso económico muito forte”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau