ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Sal: Primeiro-Ministro defende Afreximbank como um parceiro estratégico de Cabo Verde 08 Novembro 2017

O Primeiro-Ministro considera que o Governo tem vindo a reforçar a sua relação com o Afreximbank, parceiro importante para o desenvolvimento de Cabo Verde, sobretudo no financiamento do turismo, dos transportes aéreos e marítimos, como também numa parceria para executar o plano de privatizações que está em pauta em Cabo Verde.

Sal: Primeiro-Ministro defende Afreximbank como um parceiro estratégico de Cabo Verde

Ulisses Correia e Silva falava no ato de abertura da 17ª edição do Seminário Internacional do Banco Africano de Importação e Exportação (AFREXIMBANK), sobre o “financiamento estruturado do Comércio”, que decorre até o dia 9 do corrente, na ilha do Sal. O PM admitiu que este relacionamento irá fortalecer-se, ao longo dos anos, para o benefício do país e do Afreximbank.

Para Correia e Silva , o debate que se vai realizar nos próximos dias sobre o "Financiamento Estruturado do Comércio" é de extrema importância para o futuro da África, que se quer desenvolvida e inclusiva. Um debate que, no seu entender, marca um novo momento no relacionamento entre Cabo Verde e o Afreximbank, enquanto principal instituição de financiamento do comércio em África.

Numa altura em que se tem colocado a tónica no aumento do comércio intra-africano, cujo volume atinge apenas 13% do total do comércio africano, o Primeiro-Ministro defende que é fundamental que os países ganhem capacidade competitiva para exportar bens e serviços com valor acrescentado e inovação para o resto do mundo, e mão de obra qualificada e tecnologia.

“Este impulso é importante para encurtarmos o fosso que separa os países africanos dos países desenvolvidos e que se centra fundamentalmente no gap de qualidade da educação e de qualificação dos recursos humanos, gap de qualidade institucional e gap de tecnologia”, considerou o Primeiro-Ministro, reiterando que da sua parte o engajamento é no sentido de transformar Cabo Verde numa plataforma entre a África, a América e a Europa, voltada para exportação e marcada pela estabilidade, qualidade dos seus recursos humanos, inovação e tecnologia. Um trabalho que o Chefe do Executivo diz que vem acompanhado de políticas de financiamento às empresas, visando criar condições para o talento e a criatividade germinarem.

“Precisamos de mais empreendedores e de mais investimento direto, e logo de mais comércio”, anotou, avançando com a perspetiva, também, de transformar Cabo Verde numa praça financeira internacional. Conforme prosseguiu, existe uma agenda especifica para o efeito e, por isso, entende que o seminário deve produzir recomendações concretas tendentes a ajudar a promover o financiamento do comércio em todo o continente Africano, além de elaborar um plano de ação para que os empresários estejam cientes dos fatores críticos de sucesso na perspetiva dos bancos.

Ulisses Correia e Silva enalteceu, por outro lado, o engajamento do Afreximbank em promover a técnica de financiamento “factoring”, com potencial para financiar o comércio em todo o continente Africano, ainda que, entre outras ações necessárias, está o baixo nível das ligações de transporte entre os países africanos, nomeadamente as ligações aéreas e marítimas. Neste quadro, assegurou que Cabo Verde está no processo da construção de um HUB, na ilha do Sal, e que, nos próximos meses, irá iniciar voos comerciais regulares de Cabo Verde para Lagos e para Acra, assim como um voo entre Abidjan e Praia.

Além das ligações aéreas, o chefe do Executivo cabo-verdiano diz que vai se criar uma ligação com o Senegal para facilitar o transporte de passageiros e de cargas. É que, para o Primeiro-Ministro, a maior conectividade proporcionará uma plataforma para fomentar o comércio intra-africano e ajudará a melhorar a qualidade de vida das populações, aumentando o seu rendimento, criando empregos e reduzindo o custo do comércio intra-africano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau