CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Primeiro-ministro: Ligar de forma eficiente São Nicolau está entre as prioridades do Governo 15 Julho 2017

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, acompanhado do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva e da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, encontram-se de visita aos dois municípios de São Nicolau. O governo justitica que elegeu como metas alavancar as potencialidades de cada ilha, destacando as que podem ser trabalhadas em São Nicolau, nomeadamente no sector agrícola e no turismo cultural, rural e ecológico.

Primeiro-ministro: Ligar de forma eficiente São Nicolau está entre as prioridades do Governo

Para viabilizar essa estratégia, disse o Primeiro-ministro que é necessário garantir a unificação do mercado nacional, particularmente no que diz respeito aos sistemas de transportes marítimos e aéreos de carga e de passageiros. É neste sentido que “reafirmamos” a operacionalização do navio Praia d’Aguada, “para breve”, e “garantimos” a possibilidade de minimizar o período de espera quando o navio Ribeira de Paúl for para a doca, assegurou Correia e Silva, acrescentando que, dentro de um quadro de concessão, um conjunto de medidas estruturantes “estão a ser adoptadas” visando maior regularidade do transporte marítimo para a ilha, assim como acredita que com o processo de reestruturação da TACV, a nível de transporte doméstico, a Binter poderá prestar um serviço eficiente. “Estamos a trabalhar para isso”, garantiu.

O Primeiro-Ministro iniciou a visita à São Nicolau, nas localidades de Fajã, Pico Agudo e Estância Brás, inteirando-se do estado de algumas infraestruturas e vias de acesso. Em relação às estradas, o governo assumiu, para breve, a construção da estrada de Fragata, no valor de 60 mil contos, e a de Pico Agudo, “ambas comportáveis com recursos internos”. A garantia é da Ministra das Infraestruturas, avançando que só em São Nicolau, o governo já investiu cerca de 15 mil contos em estradas, tanto na recuperação como no reforço como medida de prevenção para o período de chuvas.

O Primeiro-ministro e a sua comitiva - composta por membros do Governo e representações de outras entidades- reuniram-se com os agricultores de Fajã, em particular, e com a população de Ribeira Brava. Com os agricultores foi uma oportunidade de partilhar a visão do governo para o sector agrícola, assente no pressuposto de “transformar a agricultura de subsistência para a empresarialização”, conforme avançou o Chefe do Executivo, para quem, só assim será capaz de gerar rendimentos, prosperidade e reconhecimento social.

Para Ulisses Correia Silva, a intenção do Governo é mudar a vocação da agricultura familiar cabo-verdiana, para uma agricultura modernizada e competitiva, através da melhoria dos métodos de produção e acondicionamento dos produtos agrícolas, da resolução dos problemas ligados ao acesso aos mercados e ao crédito, aos factores de produção, à qualidade da extensão rural e à organização da cadeia de valor.

O Primeiro-ministro estará em São Nicolau até este sábado (15), estando previstas nesse dia várias visitas ao município do Tarrafal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau