CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Produção de uva em Santiago já é realidade 12 Mar�o 2015

A experiência-piloto de uma vinha na ilha de Santiago já está a acontecer. Num terreno de quase 1 hectar em João Varela, concelho da Ribeira Grande de Santiago, foram fixados quase seis mil pés de várias espécies de uva. A iniciativa é de Óscar Duarte, agricultor e técnico rural, embora seja mais conhecido pelos seus dotes de jogador e seleccionador nacional de futebol.

Produção de uva em Santiago já é realidade

Óscar Duarte decidiu investir na produção de uvas inspirado por uma experiência vivida há alguns anos com o seu falecido pai. O antigo jogador de futebol importou de Portugal 5.600 plantas de videira com um único objectivo: produzir uva para vender em todo o país.

Não é ambição de Óscar Duarte tornar-se um produtor de vinho. "Para enveredar por esse caminho era preciso um clima favorável na ilha de Santiago. Além disso, a produção de vinho acarreta muitos custos", explica o técnico rural.

Na sua propriedade, as plantas recebem água diariamente através do sistema de rega gota-a-gota. Para Duarte, o custo é elevado. Tem um gasto diário de cerca de 2 mil escudos de combustível para retirar água de um furo que fica nos arredores da sua exploração agrícola.

Óscar Duarte ainda não obteve nenhum retorno do investimento que fez. Por isso, pensa recorrer a um empréstimo bancário para reforçar a área de fixação das videiras. As primeiras colheitas devem acontecer em 2016, acredita o agricultor.

Entretanto, nos próximos dias, Duarte vai estar no Fogo para conhecer de perto a experiência dos viticultores da ilha, numa altura em que decorre a poda das videiras. Depois volta para Santiago, onde também investe na produção de frutas e hortícolas e na criação de animais.

Óscar Duarte formou-se como regente agrícola na Escola Agrícola de Santarém (Portugal). Em Angola, onde foi preso político na época colonial, também resolveu mexer na terra. Uma paixão que continuaria no seu país natal, Cabo Verde, embora os seus conterrâneos o identifiquem mais como futebolista e seleccionador nacional de futebol.

Nicolau Centeio

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau