ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Produto Interno Bruto cresceu 1% no primeiro trimestre 01 Julho 2015

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% no primeiro trimestre de 2015, indicam as Contas Nacionais Trimestrais (CNT) apuradas pelo Instituto Nacional de Estatística. Este valor revela, no entanto, um abrandamento quando comparado com o mesmo período de 2014, que foi de 4,8%.

Produto Interno Bruto cresceu 1% no primeiro trimestre

A diminuição do ritmo de crescimento, segundo o INE, é resultado da diminuição do Valor Acrescentado Bruto (VAB) na agricultura, comércio, serviços às empresas, Administração Pública, imobiliária e outros, para além do abrandamento registado sobretudo na actividade da construção.

Quanto às contribuições parciais dos ramos de actividade no crescimento do PIB (variação homóloga), o INE revela que os sectores da construção, alojamento, restauração e também os Impostos líquidos de subsídios sobre produtos foram os principais responsáveis por este crescimento de 1% do PIB. Por outro lado, os valores negativos mais significativos foram registadas na Agricultura e Comércio.

Refira-se que, para elaborar as Contas Nacionais Trimestrais, o INE utilizou o método de Denton que permite obter estimativas trimestrais de cada agregado, conforme a evolução do indicador seleccionado. O aplicativo utilizado foi desenvolvimento pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau