CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Protestos de operadores no Fogo: Porto de Vale Cavaleiros há quase um ano sem grua para descarga 18 Agosto 2017

Os foguenses denunciam que há quase um ano que o Porto de Vale Cavaleiros está sem uma grua para a descarga de contentores de maior porte nos navios. Uma situação que, segundo os críticos, tem contribuído para o inflação dos preços dos produtos com prejuízo para os consumidores - operadores económicos da ilha mostram-se preocupados com essa situação.

Protestos de operadores no Fogo: Porto de Vale  Cavaleiros há quase um ano sem grua para descarga

Esse equipamento da Enapor, como explicam os operadores económicos ao asemanaonline, encontra-se avariado faz algum tempo. Segundo as mesmas fontes, alguns contentores de maior porte vindos do estrangeiro, são descarregados no Porto da Praia, posteriormente as cargas são encaminhadas no Navio Liberdade para a ilha do Fogo.

Contesta o interlocutor deste jornal que esta situação tem desviado o escalar de alguns navios para o porto de Vale dos Cavaleiros, ultimamente. Neste caso, os operadores têm de se deslocar à Cidade da Praia. Os custos são suportados pelo operador, o que vai aumentar o custo do produto final, com claros prejuízos para os consumidores. Com isso, os homens de negócios temem pela a ruptura de alguns produtos ou o aumento do preço. dos mesmos.

O Asemanaonline está em condições de avançar que, nos últimos dias com a chegada de navios dos EUA, alguns emigrantes colocaram esse problema à administração da ENAPOR. “como é possível que a administração dos portos de Cabo verde deixa essa incrível situação acontecer na ilha do Fogo. Isto constitui um grande desleixo por parte das autoridades portuárias", referiu um emigrante, residente nos EUA.

Entretanto, apesar da insistência deste jornal, não foi possível, até ao fecho desta edição, ouvir a versão da delegada da ENAPOR em São Filipe do Fogo. Havendo reacção da empresa, prometemos retomar a matéria numa das próximas edições deste diário digital.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau