NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Qualidade do Vinho em Cabo Verde em consulta pública 07 Dezembro 2015

O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) vai submeter a consulta pública ainda este mês o projecto de norma que define a qualidade do vinho em Cabo Verde, informou o presidente da instituição. Depois da consulta pública, a norma vai ser reanalisada pela Comissão Técnica de Normalização e será submetida ao presidente do IGQPI para homologação.

Qualidade do Vinho em Cabo Verde em consulta pública

O documento está em fase de conclusão. Vai ser aprimorado nos próximos dias e colocado em consulta pública durante 30 dias. Durante este período, os sectores ligados à área, mas também pessoas interessadas, podem enviar as suas sugestões sobre o projecto de instrução normativa para o vinho.

Todo este processo visa estabelecer os parâmetros analíticos e sensoriais dos produtos vitivinícolas, bem como os critérios de rotulagem e de controlo do processo produtivo. Mas antes da consulta pública, o IGQPI promove na quarta-feira, a 09 de Dezembro, em São Filipe, na ilha do Fogo, um encontro para discutir e socializar a norma para o vinho em Cabo Verde.

O evento, destinado aos produtores de vinho, micro, pequenas e médias empresas, empresários e representantes das instituições públicas e privadas, tem por objectivo a troca de ideias e debate à volta do projecto, colocação de dúvidas e prestação de esclarecimentos sobre o documento, explica o presidente do IGQPI, Abraão Lopes.

Com a elaboração do projecto de norma do vinho, o Instituto está a concretizar uma das “acções” do programa de normalização do IGQPI. O presidente do IGQPI, que sublinhou a importância do encontro de socialização, afirmou que com este projecto está-se a dar resposta às preocupações dos produtores de vinho no Fogo, única ilha onde se produz vinho em Cabo Verde.

O encontro é promovido no âmbito do protocolo de parceria entre o IGQPI e a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação. Em paralelo, serão ministradas duas palestras subordinadas ao tema “Normas de qualidade” nos dias 08 e 09 de Dezembro, no salão nobre da Câmara dos Mosteiros, e no auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo e Brava.

C/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau