CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Quinta edição da Expomar organizada pela Enapor – Recorde de participação com oitenta expositores 11 Setembro 2016

Oitenta expositores são esperados na quinta edição da “Expomar”, o que, a acontecer, representa representará um recorde de participação de empresas e instituições nesta feira temática. Agendada para decorrer de 20 a 22 de Outubro nas instalações da FIC - Lajinha, a exposição está orçada em oito mil contos - mais um milhão de escudos em comparação com a do ano passado - e perspectiva suplantar as anteriores em termos de presenças tanto de empresas nacionais como estrangeiras.

 Quinta edição da Expomar organizada pela Enapor – Recorde de participação com oitenta expositores

Segundo Franklim Spencer, ex-presidente do Cluster do Mar, a organização passou a estar sob a incumbência da Enapor, que está a fazer uma investida junto dos países da CPLP, CEDEAO, Europa e Brasil com a intenção de atingir uma meta mais auspiciosa este ano. A par das instituições e empresas habituais, a grande aposta é trazer expositores da Noruega e Suécia, estendendo-se assim a penetração do evento nos países nórdicos, com marcada experiência no domínio da economia marítima e pesca. “Por enquanto, mais de metade dos participantes da feira anterior já manifestaram interesse em voltar a expor na edição deste ano. No ano passado, quatro países da CEDEAO não puderam vir por causa de eleições políticas - Senegal, Costa do Marfim, Benim e Gana -, mas tudo indica que virão agora. Contamos ainda trazer empresários do Togo e Marrocos”, informa Franklim Spencer, que perspectiva ainda uma participação mais consistente do Brasil, com pelo menos dez expositores.

Sob o lema já tradicional “Nôs mar, nôs riqueza”, a Expomar tem lugar nos pavilhões da Feira Internacional de Cabo Verde, onde ao longo de uma semana acontecem debates, workshops, bolsas de contacto e a exposição – sendo que esta última decorre de 20 a 22 de Outubro. Assim, nos dois primeiros dias está previsto um workshop organizado pela Organização Marítima Internacional (IMO) e a Agência Marítima e Portuária (AMP) sobre a segurança marítima, além de uma exposição temática intitulada “Oceano e ambiente - mudanças para a vida”, sob a responsabilidade conjunta da Embaixada de França e da Universidade de Cabo Verde. No terceiro e quarto dia acontece a conferência internacional “Atlântico Insular e Globalização”, cuja apresentação estará a cargo da Cátedra Infante Dom Henrique, em parceria com o Governo de Cabo Verde. A exposição será aberta no dia 20 e encerrada a 22 por um membro do Governo.

De início, a quinta Expomar estava agendada para Setembro e deveria ser organizada pelo Núcleo Operacional do Cluster do Mar. Com a extinção deste organismo, o evento passou para a alçada da Enapor e com nova data, Outubro. Ao longo destes ano, segundo Spencer, a exposição tem servido para possibilitar o estabelecimento de parcerias empresariais entre os expositores, a venda de equipamentos e serviços ligados à economia marítima e a divulgação das novidades tecnológicas, nomeadamente no domínio das pescas.

KzB

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau