ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Rectificação: Próximo Governo deverá assinar Convenção de Estabelecimento com Aquamaio 11 Abril 2016

O próximo Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva, é quem deverá rubricar a Convenção de Estabelecimento com a Sociedade Industrial de Aquacultura do Maio (Aquamaio), ao contrário do noticiado anteriormente. A empresa compromete-se a investir mais de 265 milhões de euros no pais.

Esta convenção tem por objecto estabelecer direitos, obrigações e incentivos, assumidos pelas partes, para implementar um Projecto Industrial de Aquacultura e Reaproveitamento de Energia a partir da reconversão de resíduos, criando condições que garantam a sua sustentabilidade e competitividade no mercado nacional e internacional.

A investidora obriga-se a realizar directamente um investimento estimado em 265 milhões de euros, que incluem a construção de uma unidade industrial de aquacultura e todas as infra-estruturas e equipamentos, a construção de uma unidade fabril para a reconversão dos resíduos urbanos, óleos usados, carvão mineral, de entre outros.

A empresa deve ainda construir uma unidade “Greenhouse” para a prática da agricultura em estufas, beneficiando dos subprodutos da unidade fabril, designadamente água, adubos e outros; uma unidade de produção de energia eléctrica com o aproveitamento do gás produzido na unidade de reconversão de resíduos, lê-se ainda na minuta da convenção.

A instalação de cabo eléctrico submarino destinado ao transporte de energia ligando a ilha do Maio, Santiago e outras; a construção de uma unidade portuária, com caís de águas profundas para navios cargueiros e petroleiros, a construção de uma zona urbanizada com fins habitacionais e de promoção aquaturística e ainda uma zona franca, urbanizada e industrial, na vila de Santo António são outros investimentos previstos.

A expectativa é que estes investimentos venham a criar mais de 1500 postos de trabalho directos e 2500 indirectos. De referir que a realização dos projectos e dos investimentos tem a duração estimada em 15 anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau