DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Rei Juan Carlos é campeão do ‘Mundial de Vela’ aos 79 anos 25 Setembro 2017

A competição teve lugar esta semana, na quinta-feira em Vancouver, Canadá. O rei que teve de abdicar em 2014 guiou o leme do seu ‘Bribón Movistar’ até à vitória. Subiu ao pódio com o americano Hofmann e o brasileiro Lars Grael.

Rei Juan Carlos é campeão do ‘Mundial de Vela’ aos 79 anos

Aos 79 anos, após ser operado duas vezes à anca, Juan Carlos obteve o título de campeão em vela, que falhou nas regatas dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Confessou que esteve os últimos 45 anos a sonhar com a vitória que logrou obter nesta quinta-feira 21.

O veleiro ‘Bribón Movistar’, de seis metros, foi especialmente adaptado para o monarca emérito em 2015 permitindo-lhe navegar com conforto apesar dos problemas de saúde, tais que tem de ser ajudado para poder entrar no barco. Mas chegando ao leme do veleiro, criado em 1947, é ele quem volta a comandar.

Destaca-se a resistência do quase octogenário navegador para aguentar 13 dias de treino, com muitas horas de competição. Como destacou um dos participantes: “Foi um torneio difícil, ventoso, longo na água. E o campeonato de cinco dias só ficou decidido na reta final”.

Fontes: Le Figaro, El País. Foto El Económico - Busto do Rei Juan Carlos a ser retirado da Alcaldia de Barcelona, em plena onda independentista. Nesta vaga anti-monárquica na Catalunha, valha ao monarca emérito, obrigado a abdicar em 2014, o sucesso no desporto como ‘rei’ mundial da vela.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau