INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

República Checa: primeiro-ministro eleito à moda de Trump, diz a imprensa internacional 23 Outubro 2017

O partido ANO, centrista, populista e eurocético, e o seu candidato Andrej Babis venceram as eleições que decorreram em dois dias, terminando no sábado, 21. Os resultados provisórios confirmados este domingo, 22, dão-lhe perto de 30 por cento dos votos, o triplo do Partido Conservador que dominou a cena política nos últimos trinta anos — só obteve 11%.

República Checa: primeiro-ministro eleito à moda de Trump, diz a imprensa internacional

É a primeira vez que a República Checa — constituída em 1993, a partir da secessão da ex-Checoslováquia iniciada em 1989 — elege um candidato com o perfil do bilionário e empresário Andrej Babis, assim como o partido que o apoia, também considerado anti-sistema.

“É um sucesso tremendo”, congratulou-se no final deste domingo o vencedor Babis, de 63 anos. O partido ANO ganha 78 dos 200 lugares de deputados nacionais.

O segundo homem mais rico da República Checa, e anterior ministro das Finanças, tem sido alcunhado o " Trump Checo", pelo seu discurso populista e anti-sistema, que inclui o ataque aos media. Estes não lhe dão tréguas, por causa das acusações de fraude vindas da OLAF, a entidade de combate à corrupção da União Europeia.

O primeiro discurso do primeiro-ministro eleito, que teve lugar na sede do partido, em Praga, destacou-se pelo tom moderado em contrapartida à feroz campanha anti-União Europeia das últimas semanas.

Babis assegurou que, em vez de se juntar às posições antieuropeistas da Polónia e Hungria, a República Checa “vai procurar ter um papel mais ativo na construção europeia”. Na mesma linha da campanha, apontou que a União Europeia precisa de refletir sobre as razões do Brexit. Fontes: Deutsche Welle, Washington Post, Sputnik.ru

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau