ARTISTA DA SEMANA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Returned: Os rostos da deportação 28 Abril 2015

Andrea Wise, descendente de cabo-verdianos nos EUA, fez uma série de retratos intitulada “Returned” (Retornados, tradução livre), que mostra rostos e histórias de imigrantes da ilha da Brava nos Estados Unidos e que foram forçados a regressar a Cabo Verde.

Returned: Os rostos da deportação

No seu testemunho, Andrea retrata histórias de pessoas que “podiam ter sido como a sua mãe”: “Aos 11 anos, a minha mãe, os seus pais e irmã mais velha saíram de uma pequena ilha para os Estados Unidos. Viviam num bairro seguro, estudaram e tornaram-se cidadãos de pleno direito. Mas nem todos foram privilegiados como a minha mãe. Foram retornados”, lê-se na descrição da jovem fotógrafa publicada na plataforma colaborativa “Border Criminologies”.

“Returned”, explica, “é uma série de retratos de pessoas deportadas para a Brava, a mais pequena das ilhas de Cabo Verde, onde aproximadamente uma em cada 50 pessoas são retornadas – todas provenientes dos Estados Unidos. Estes números crescentes representam aquilo que o antropólogo Heike Drotbohm refere como uma ‘nova minoria social’ numa pequena ilha”.

“Tal como a minha mãe, a maioria dos deportados da Brava emigraram legalmente para os EUA. Como não se tornaram cidadãos, tiveram vários problemas com o sistema legal que lhes custou a possibilidade de viverem na América”, escreve. Aponta ainda que estas pessoas são “rejeitadas pelo próprio povo porque não aproveitaram a oportunidade de ter uma vida melhor”.

Andrea Wise, uma cabo-verdiana nascida nos EUA, vê nestas histórias exemplos de como a pobreza, a educação, a justiça criminal e as políticas de imigração norte-americanas têm consequências até nos locais mais remotos do mundo. Veja neste site histórias de vida como a de Jack Soares (veio para os EUA aos cinco anos e foi deportado aos 24), que classifica o regresso como uma “sentença de vida”.

“Border Criminologies” é uma plataforma colaborativa on-line integrada na Universidade de Oxford, Reino Unido, que trata de assuntos relacionados com as migrações e os problemas associados aos controlos de fronteiras.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau