REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Rússia: O dia em que faz anos o rei, ‘tzar’ Putin 07 Outubro 2017

O opositor Alexei Navalny está detido mas convocou protestos em oitenta cidades, na contramão da festa que em todo o país celebra este sábado, 7 de outubro, os 65 anos do presidente Vladimir Putin.

Rússia: O dia em que  faz anos o rei,  ‘tzar’ Putin

O Kremlin, sede da presidência, emitiu um comunicado a explicar que Vladimir Putin no dia do seu aniversário festeja sim – “no dia em que o rei faz anos há alegria, e foguetes no ar” —, mas também estará “numa reunião operacional em Sochi com os membros permanentes do Conselho de Segurança da Federação Russa”.

As autoridades trabalharam para não estragar a festa: foi assim que fizeram, no início da semana, segunda-feira, 2, a detenção de Navalny.

O principal opositor de Putin, há décadas no poder, foi encarcerado por um período de vinte dias. Mesmo assim, ele organizou, a partir da prisão, as manifestações de protesto que tomam este sábado umas 80 cidades.

Entre as manifestações com mais significado estará a de São-Petersburgo, a terra natal do presidente e onde ele começou a sua ascensão política.
O “Alexei, que pretende concorrer à presidência, dirá assim a Putin que até na sua cidade natal ele tem apoiantes” em detrimento do filho da terra, explicou à AFP a mandatária da oposição, Polina Kostyleva.

O opositor Navalny deverá ficar na prisão um total de vinte dias.

Fontes: Sputnik.ru. Guardian. Le Monde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau