CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

S.Nicolau: Vale de Fajã e Jucalinho vão ascender à categoria de Vila 14 Setembro 2014

As localidades de Juncalinho e Vale de Fajã da Ribeira Brava de São Nicolau vão ser elevadas à categoria de Vila. As propostas nesse sentido serão submetidas à apreciação da próxima Assembleia Municipal, que está prevista para acontecer antes do final deste mês.

S.Nicolau: Vale de Fajã e Jucalinho vão ascender à categoria de Vila

O edil Américo Nascimento assegura que foram já realizados dois encontros com esse fim com os moradores das respectivas zonas. O Vale de Fajã, a parte mais agrícola da Ribeira Brava, conta com mais de mil pessoas. Já a Jucalinho, citada no célebre livro de romance "Chiquinho" de Baltazar Lopes da Silva e que serve de fronteira com o Município do Tarrafal, possui à volta de 500 residentes.

Américo Nascimento fundamenta que, depois da ascensão das sedes dos Municípios da Ribeira Brava e do Tarrafal à cidade, ficou um vazio no tocante às Vilas por se preencher em Nicolau. "O objecto é elevar alguns povoados da Ribeira Brava à categoria de Vila. Isto dentro da política do ordenamento territorial do Município", destaca a mesma fonte.

O autarca tambarina faz questão de referir que, caso a proposta seja aprovada na próxima Assembleia Municipal e validada pela tutela governamental, será acompanhada de medidas de políticas que potenciarão o desenvolvimento das duas localidades.

É que, segundo perspectiva o presidente da Câmara, terão que ser edificados equipamentos sociais e implantados serviços municipais (Vale de Fajã já tem Delegação Municipal) e estatais. Um trabalho que, na óptica de Américo Nascimento, terá que ser desenvolvido de forma gradual e em parceria com o Município, o Governo e a sociedade civil em geral.

ADP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau