O congresso de Príncipe conta com a participação de 300 delegados nacionais e estrangeiros e tem como tema "A terra é uma ilha". É uma iniciativa do governo são-tomense, em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Conforme as autoridades locais citas pela RF, o objectivo é consolidar a plataforma ambiental dos países da CPLP, alicerçada nas metas da COP21, realizada em Paris. José Cassandra, presidente do governo regional do Príncipe, afirmou que se pretende que os países da CPLP possam “participar de uma forma activa neste processo do Acordo de Paris”.
“É naturalmente o momento de nós, os países da CPLP, olharmos para essa problemática como um grande desafio que os nossos países têm pela frente”, sublinhou José Cassandra.
Conforme a organização, o IV congresso Internacional da Educação Ambiental dos Países da CPLP vai ter painéis, mesas redondas, feira de sabores, arte e cultura da CPLP, visita a projectos e distribuição de materiais de segurança marítima, entre outras acções previstas.