A Semana

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

S.Vicente e críticas à política de saúde do governo: Deputados do PAICV pedem serviços de Diálise e Mamografia no Hospital Baptista de Sousa 06 Abril 2017

O Governo precisa de clarificar, com urgência, a sua posição política no tocante ao funcionamento das estruturas de saúde no Mindelo. Constitui uma necessidade urgente montar a Unidade de Diálise e retomar o serviço da mamografia no Hospital Baptista de Sousa (HBS). Este apelo foi feito, esta quarta-feira, pelo deputado Manuel Inocêncio Sousa, no final de uma visita dos deputados do mesmo partido aos diferentes serviços de Saúde em S.Vicente.

S.Vicente e críticas à política de saúde do governo: Deputados do PAICV pedem serviços de Diálise e Mamografia no Hospital Baptista de Sousa

Em entrevista concedida ao Asemanaonline, Manuel Inocêncio Sousa realçou que tais preocupações surgem na sequência da reclamação dos utentes e da visita que o grupo de deputados do PAICV efectuou ao Hospital Baptista de Sousa, à Delegação de Saúde e ao Centro de Saúde Reprodutiva de Bela Vista, mais conhecido pelo Posto de PM-PF.

Criticando a insuficiência da politica do actual governo para a área de saúde, Inocêncio Sousa salienta que uma das preocupações chaves apuradas durante a sua visita tem a ver com a necessidade urgente de se montar, depois da Praia, a segunda Unidade de Diálise no Hospital Baptista de Sousa, isto no âmbito da cooperação existente com o Portugal.

«No encontro com o CA do Hospital, fomos informados que este estabelecimento de saúde para a região Norte tem retido muitos doentes renais crónicos na ilha, porque enfrenta dificuldades em mandar esses pacientes para a Unidade da Diálise da Praia, que está congestionada. Estando as evacuações para Portugal suspensas, o governo deve, conforme o acordo no âmbito do projecto financiado por Lisboa durante o governo anterior, avançar rapidamente com a montagem da segunda Unidade de Diálise no Hospital Baptista de Sousa», propõe o deputado.

Mas, segundo aquele eleito da nação, há uma outra situação grave, que está a inquietar muitos sanvicentinos com familiares doentes. Trata-se do serviço da mamografia para despiste do cancro da mama, que não funciona há mais de um ano. É que o aparelho concedido pelo Rotary Clube, em 2015, contínua inoperacional, porque, segundo Manuel Inocêncio Sousa, o CA do HBS justificou que carece de recursos para comprar os equipamentos acessórios para o fazer funcionar.

«É urgente que este problema seja resolvido, com o apoio do Governo. Isto porque o não funcionamento do serviço da mamografia no HBS está a ter impacto negativo na saúde da mulher – milhares de mulheres que são pobres não conseguem fazer despiste do cancro da mama - que junto com os da colo de útero e da próstatas são responsáveis por muitos hábitos no país-, porque carecem de recursos para fazer os exames médicos em clínicas privadas», alerta o parlamentar tambarina.

Não ao encerramento dos Centros de Saúde

Os deputados do PAICV posicionam-se também contra ao recente anúncio da Directora-Geral da Saúde, segundo o qual, na sequência de um estudo realizado, o governo pretende encerrar os Centros de Saúde de Fonte Inês e Fernando/Ribeira Craquinha e o Centro de Saúde Reprodutiva de Bela Vista – PM-PF.

«Estes centros são muito procurados no tocante aos cuidados primários de saúde, contribuindo para descongestionar o Banco de Urgência e o HBS, que é especializado nos cuidados secundários e terciários. Esses centros, segundo recomenda estudo realizado, precisam sim de ser reforçados com os equipamentos mínimos de diagnósticos indispensáveis e mais técnicos – este último meio se for possível neste momento – para melhor cumprirem as suas funções», conclui Manuel Inocêncio Sousa, afirmando que ouviu, no entanto, o delegado da saúde a informar, na sequência de protestos dos jovens, que não se vai encerrar o Centro da Ribeira Craquinha. Mesmo assim, o deputado do PAICV pede que o governo clarifique, o mais rapidamente possível, a sua posição sobre esses problemas relacionados com o funcionamento das estruturas de Saúde em S.Vicente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau