INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

SÍRIA:Trump e Putin acordam cessar fogo 08 Julho 2017

Um aperto de mão muito mais do que simbólico e para a fotografia, entre os presidente russo e norte-americano, Vladimir Putin e Donald Trump respetivamente, selou esta sexta-feira, em Hamburgo (Alemanha), por ocasião da cimeira do G20, um acordo para o cessar fogo na Síria.

SÍRIA:Trump e Putin acordam cessar fogo

Apesar de o encontro bilateral entre as duas superpotências ter decorrido à porta fechada, a Reuters avançou, com base numa «fonte oficial dos EUA» que o entendimento para as armas se calarem, pelo menos no sudoeste da Síria - que está sob guerra civil desde 2013 - terá mesmo sido alcançado, com a Jordânia a anuir também a este entendimento que o Mundo de há muito aguarda.

Segundo a agência, o acordo entrará em vigor no próximo domingo, dia 9 do corrente mês, e é válido para a província de Daara, na fronteira com a Jordânia, mas também para Quneitra, esta última região na fronteira com os Montes Golã, um território ocupado por Israel.

Recorde-se que EUA e Rússia têm estado em lados diferentes da guerra – que já causou mais de meio milhão de mortos e milhões de refugiados -, com os russos aliados do regime de Bashar Al-Assad e do Irão, e os norte-americanos a apoiar os rebeldes que tentam depor o regime de Damasco.

C/Abola

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau