NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Santa Cruz: Matinho e Gudelha de Boca Larga Abaixo têm todas as casas ligadas à rede de água 28 Dezembro 2014

As localidades de Matinho e Gudelha de Boca Larga Abaixo, Santa Cruz, já têm água canalizada 24 horas por dia. O projecto, orçado em cerca de 19.500 contos, financiado pela Fundação dos EUA para o Desenvolvimento de África (USADAF), também permitiu às famílias terem uma horta ligada à rede gota-a-gota à porta de casa. É a revolução que começa a chegar agora a essas duas zonas altas e encravadas deste concelho do interior de Santiago, através da Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde.

Santa Cruz: Matinho e Gudelha de Boca Larga Abaixo têm todas as casas ligadas à rede de água

O projecto foi elaborado pela Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Matinho (APDM) em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz. Graças à Embaixada dos EUA em Cabo Verde, as cerca de 50 famílias da localidade de Matinho, mas também de Gudelha de Boca Larga Abaixo dispõem agora de água canalizada 24 horas por dia.

De acordo com o director de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, José Mendes, com a abertura de um furo,a água chega a um reservatório onde será distribuída à população, encurtando assim o tempo e a distância que os adultos e as crianças perdiam para carregar água à cabeça.

Mas não é só isso. essas famílias também foram contempladas com um horto mais perto de casa e ligado à rede gota-a-gota, o que lhes permite ter hortaliças frescas, melhorando a dieta alimentar e a sua qualidade de vida.

Os membros da Associação do Matinho, diz José Mendes, também receberam formação em contabilidade, cobrança, informática e liderança para gerir o projecto dessas comunidades, que levou quase quatro anos a ser implementado.Esse tempo, diz aquele responsável, justifica-se pelo facto das casas estarem longe uma das outras e do terreno ser bastante acidentado.

Por ora, a Associação está a trabalhar com os parceiros - Câmara Municipal e a Embaixada de América em Cabo Verde - para uma segunda fase do projecto que passará pela instalação de painéis solares na zona, aumento da área irrigada e produção local, desenvolvendo ainda outras acções mais voltadas para o turismo rural.

O acto de inauguração do projecto está marcado para a tarde desta segunda-feira, 29, e será presidido pelo ministro do Ambiente, Antero Veiga, acompanhado dos responsáveis da Associação do Matinho e da Embaixada dos EUA. A cerimónia será testemunhada também pela população local.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau