CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Santo Antão: Água canalizada chega este sábado às torneiras de Lagoa 14 Junho 2014

Quase quatro anos após a inauguração do sistema de bombagem de água de Losnã, no Vale da Ribeira da Torre, para Espongeiros, no Planalto Leste (Santo Antão), a água canalizada chega à zona de Lagoa. A obra que desafia a lei da gravidade ( a subir centenas de metros) está concluída e vai ser inaugurada este sábado, 14 de Junho.

Santo Antão: Água canalizada chega este sábado às torneiras de Lagoa

O Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, vai abrir as torneiras e deixar jorrar a água nas casas e reservatórios de Lagoa, A presenciar o acto que vai mudar a vida dos habitantes deste que é um dos pontos mais altos da ilha, vai estar a representante da ONU, Ulrika Richartson-Golinski, bem como os presidentes das Câmaras Municipais da ilha e outros responsáveis de organismos do Estado em Santo Antão.

Segundo nota a que o asemanaonline teve acesso, o projecto de abastecimento de água canalizada para as zonas de Ninho de Corvo, Chã Branca, Companhia e Largo da Escola de Lagoa custou 8 mil contos, financiados pelo Projecto das Mudanças Climáticas em parceria com Small Grands Project e executado pela Associação dos Municípios da ilha das montanhas.

Esta obra vai satisfazer um dos grandes anseios dos habitantes da localidade de Lagoa que nos momentos de seca passavam por dificuldades de acesso a água.
É que a principal actividade económica dessa população é a agricultura de sequeiro e a criação de gado e, com as secas frequentes a água acaba por ser o bem mais escasso e, consequentemente, o mais procurado tanto para consumo humano como para os animais.

De acordo com o projecto vai-se aproveitar a estação de bombagem do MDR na zona de Losnã, em Ribeira da Torre, para conduzir a água para um depósito de 200 toneladas em Morro Conceição, donde segue até Lagoa por gravidade. Já a Câmara Muncipal da Ribeira Grande ficará encarregue de fazer as ligações domiciliárias.

Em Lagoa vivem actualmente à volta de 800 pessoas que têm na criação de gado a sua principal fonte de renda. Criam gado caprino e bovino, que consomem muita água por dia. O fluxo de turistas também está a aumentar a cada dia em Lagoa, onde os turistas gostam de passar pelo menos uma noite. Afinal é um dos sítios mais espectaculares de Santo Antão.

MN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau