CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Santo Antão: Chuvas provocam corte de energia e isolamento no Paul e na Ribeira Grande 22 Setembro 2016

Os concelhos do Paul e da Ribeira Grande em Santo Antão estão sem energia eléctrica, telefone e internet por causa das cheias desta terça-feira,20, que cortaram os cabos que fornecem esses serviços. Azáguas que caíram abundantemente nos últimos dias na ilha deixaram várias localidades desses dois concelhos isoladas. Há estradas que ameaçam partir ao meio, zonas que estão sem abastecimento de água e praticamente isoladas. Todo o interior do concelho do Porto Novo também está sem energia pelos mesmos motivos.

Santo Antão: Chuvas provocam corte de energia e isolamento no Paul e na Ribeira Grande

Os casos mais graves registam – se em Afonso Martinho, na estrada do Vale da Garça e Vale da Ribeira Grande. Particularmente na zona de Afonso Martinho a cheia arrebentou um cabo de alta-tensão, provocando a interrupção de energia eléctrica.

Neste momento, técnicos da Electra (energia) e a Cabo Verde Telecom (telefone e internet) estão no terreno a tentar resolver o problema, mas ainda não há previsão certa para quando vai acontecer o reestabelecimento desses serviços. Informam que os estragos causados pelas cheias são avultados. Sem água está também a Povoação da Ribeira Grande, depois que a força das enxurradas arrancou o tubo que abastecia a cidade e arredores.

Na Ponta do Sol, as calçadas foram arrancadas. No vale de Ribeira da Torre, um troço de estada em Chã de Maria Guidinha, partiu-se ao meio. A zona de Pinhão está totalmente isolada, as bancadas do polidesportivo dessa localidade cederam. Mesmo cenário de isolamento aconteceu com a estrada de Chã de Pedras que está intransitável.

No Paul, as chuvas também deixaram estragos. Caso de Cabo da Ribeira onde a estrada de Chica de Manuel de Djô desabou, deixando a localidade inacessível. Na localidade de Paço, próxima à cidade das Pombas, parte de uma rocha caiu e obstruiu a estrada. As enxurradas que entraram no mar obrigaram também a empresa de produção de água dessalinizada do Porto Novo (APN) a suspender a produção de água na cidade.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau