CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Santo Antão: Depois de quase um ano de espera, sistema de bombagem de água das Fontainhas já funciona 16 Mar�o 2015

O Sistema de Bombagem de Água para Altitude (SBAA) na zona de Fontainhas da Ribeira Grande, Santo Antão, que não funcionava desde o acto da sua inauguração em 12 de Abril de 2014, devido a um desenquadramento técnico na sua montagem, já está operacional — para alegria dos agricultores da zona. A tubagem (cerca de 300 metros) foi totalmente substituída.

Santo Antão: Depois de quase um ano de espera, sistema de bombagem de água das Fontainhas já funciona

Este diário digital, acompanhado de técnicos da Delegação Regional do Ministério de Desenvolvimento Rural (MDR) da região norte da ilha das montanhas e da Empresa Luís Frazão constatou no terreno que toda a tubagem (300 metros de tubo polietileno 90 mm PN-10), que equipava o sistema de bombagem, foi substituída por tubos polietileno 63 mm PN-16 e PN-25.

“Na altura da inauguração, o sistema de bombagem de água da zona de Ribeira de Baixo para Chã-de-Mar (cerca de 300 metros de altura) foi equipado com tubos polietileno 90mm PN-10 - superior à capacidade técnica das bombas - porque não havia tubos polietileno PN-16 e PN-25 no mercado”, justifica o Delegado Regional do MDR, Osvaldo Maurício.

“Hoje, conforme podemos constatar, o sistema já está operacional e a funcionar normalmente. Só falta o ensaio, a nível da rede de distribuição do depósito para as propriedades - já foram instalados cerca de 2.640 metros de adução - , para detectar possíveis falhas e serem corrigidas”, assevera o responsável do MDR.

Contactado pelo asemanaonline, um agricultor de Fontainhas que não quis identificar-se, disse que: “A demora contribuiu para um certo desânimo e descredibilidade daquele Sistema de Bombagem de Água para Altitude. Mas com a reparação voltamos a acreditar neste projecto e esperamos que esse precioso líquido chegue o mais breve possível às nossas propriedades”.

Recorda-se que na mesma altura, 12 e 13 de Abril de 2014, o Primeiro-Ministro José Maria Neves inaugurou três “SBAA” no norte de Santo Antão. Dois na Ribeira Grande (Fontainhas e Chã de Maurícias) e um no Paul (Fajã de Janela). O projecto foi executado pelas Empresas Mota Engil/Luís Frazão, custou cerca de 130 mil contos e teve financiamento da Linha de Crédito Portuguesa (LCP).

MN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau