CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Santo Antão:Governo garante construir Centro de Saúde em Ribeira das Patas 19 Agosto 2017

Após uma reunião com a população de Ribeira das Patas, localidade que dista 22 km dista da cidade do Porto Novo, o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, assegurou que o seu Executivo vai mobilizar cerca de 150 mil contos para construir um Centro de Saúde nesta povoação. A futura infraestrutura constitui uma das principais e mais antigas reivindicações dos residentes.

Santo Antão:Governo garante construir Centro de Saúde em Ribeira das Patas

Para Ulisses Correia e Silva, o Governo está engajado em criar todas as condições para que a localidade, elevada em 2015 à categoria de vila, tenha, efetivamente, menos necessidades, particularmente de acesso à saúde. A pensar nisso, o Primeiro-ministro defendeu transformar a Ribeira das Patas numa centralidade dos lugares recônditos do Concelho, com infraestruturas e serviços que vão complementar a cidade do Porto Novo. E a prioridade, conforme ficou acordado, é a construção de um Centro de Saúde, com financiamento através de parceiros internacionais, ou a nível do Orçamento do Estado.

“Um Centro de Saúde vai servir toda a comunidade de Ribeira das Patas e o interior do concelho do Porto Novo. A intenção é, além da construção desta infraestrutura, desenvolver e criar alguns serviços, por forma que se crie uma centralizada nesta localidade, com impacto positivo no interior do concelho”, afiançou o Chefe do Governo, realçando estar ciente para questões como a segurança, habitação, mobilização de água, entre outras necessidades dos moradores da região.

O encontro com a população de Ribeira das Patas, acontece no âmbito da sua Declaração à categoria de Vila, efetivada em 2015. Na ocasião, e destacando o engajamento do seu Executivo em investir nas cidades e vilas, para dinamização da economia das ilhas, o Chefe do Executivo cabo-verdiano avançou que o Governo prevê, até 2018, investir 2 milhões de contos na requalificação urbana de todas as cidades de Cabo Verde.

“É o passo significativo para desenvolver o turismo que se quer para o país, porque sabemos que o turismo não combina com baixo nível de qualificação ambiental e é incompatível com baixo nível de organização urbanística”, defendeu.

A fechar a visita ao município do Porto Novo, o chefe do Governo reuniu-se com os operadores económicos do concelho.

Outras localidades e empreendedorismo

Durante a sua deslocação ao interior do concelho do Porto Novo, José Ulisses Correia e Silva visitou as localidades de Ribeira das Patas, Catano, Lagoa e às comunidades do Círio, Curral das Vacas e Ponte Sul. Além de ouvir as inquietações das populações, inteirou-se do andamento das obras de recuperação das estradas danificadas pelas chuvas de 2016 e analisou a possibilidade do Governo financiar, em 6 mil contos, o projeto de implementação da rede domiciliária de abastecimento de água, nos arredores de Círio e Curral das Vacas que deverá beneficiar cerca de seiscentas famílias.

De realçar que o Primeiro-Ministro se encontra numa visita de trabalho a Santo Antão, para, por um lado, concluir o estabelecido no Programa do Governo para as ilhas, referente ao conjunto de visitas efetuadas aos municípios do país, focado em desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento das ilhas e, por outro, apresentar os Programas Startup Jovem e Fomento ao Micro Empreendedorismo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau