CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Santo Antão: Praias balneares inundadas por “catxorrinhas” mortas 26 Julho 2015

As praias balneares mais frequentadas em Santo Antão estão inundadas por melvas “catxorrinhas” mortas. Não se sabe explicar as causas da morte do peixe, mas quase todas as praias estão interditadas nesses dias por causa do cheiro nauseabundo.

Santo Antão: Praias balneares inundadas por “catxorrinhas” mortas

Nos últimos dias tem havido um “vai-vem” de barcos de pesca de São Vicente, que estão a aproveitar de um cardume de peixe que surgiu em Santo Antão. Os barcos estão nas proximidades da baía de Curraletes.

Para muitos, este é o período ideal para os pescadores fazerem uma boa faina. Só que, em contrapartida, muitos peixes estão a aparecer nas praias sem vida, provocando um cheiro insuportável que impede os banhistas de desfrutar da água fresca do mar numa altura em que os termômetros estão ao rubro no Porto Novo.

Os munícipes temem que a situação, que começa a se transformar numa questão ambiental, também venha a provocar problemas de saúde aos frequentadores das praias, sobretudo Curraletes e Armazém. Pedem por isso às autoridades para agirem “enquanto é tempo”.

Este jornal apurou que o cardume surgiu no concelho do Paul e deslocou-se para Porto Novo. Para muitas pessoas com quem este jornal conversou, é provável que toda a orla marítima nesse trajecto esteja inundada. As explicações para os peixes mortos nas praias vão em dois sentidos. Há quem diga que é excesso de captura. Outros alegam que os peixes, por não suportarem o “stress”, quando sufocados pelas redes, morrem.

O delegado marítimo no Porto Novo, António Santos, diz que esta é uma área de intervenção da COPESCA e do Instituto Nacional do Desenvolvimento das Pescas (INDP). Apesar disso, a instituição decidiu resolver o problema na Praia de Armazém que fica dentro da cidade. Por se tratar de um fim-de-semana não foi possivel obter uma reacção junto das outras autoridades.

PN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau