SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Santo Antão e mau ano agrícola: MAA faz levantamento do efectivo pecuário a ser socorrido pelo plano de emergência 18 Outubro 2017

O Ministério da Agricultura e Ambiente procede, neste momento, ao levantamento do efectivo pecuário em Santo Antão, que será abrangido no âmbito do plano de emergência de salvamento do gado e de mitigação da seca, anunciado pelo Governo. A medida surge na sequência dos alertas feitos por criadores de animais e oposição por causa dos impactos do mau ano agrícola que se faz sentir com intensidade nesse concelho de Santo Antão.

Santo Antão e mau ano agrícola: MAA faz levantamento do efectivo pecuário a ser socorrido pelo plano de emergência

Segundo a Inforpress, o levantamento, segundo os técnicos deste ministério na ilha, visa avaliar o nível de intervenção do Governo em matéria de salvamento do gado em Santo Antão, no quadro do plano de emergência, anunciado pelo executivo.

A situação de seca coloca-se com maior preocupação no Porto Novo, onde os criadores, sobretudo das zonas altas do município (planaltos Norte e Leste) dizem-se “muito apreensivos” com a situação do efectivo pecuário, estimado em sete mil cabeças de gado.

Conforme a agência cabo-verdiana de notícias, a Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo exortou o Governo a accionar o plano de salvamento do gado, como forma de acudir, rapidamente, os criadores nas zonas altas de município, onde os efeitos da seca se fazem sentir com maior acuidade.

Segundo os criadores, a seca que se faz sentir, e de que maneira, nas zonas altas do Porto Novo pode colocar em perigo o efectivo pecuário local, pelo que incitam o Governo a accionar esse plano, ainda a tempo de poderem salvar os seus animais.

Diz a mesma fonte que o Governo anunciou que vai implementar o plano de emergência de salvamento de gado e de mitigação da seca num montante de cerca de 900 mil contos, tendo em conta a ocorrência do mau ano agrícola em Cabo Verde.

O efectivo pecuário em todo o concelho do Porto Novo estima-se em 14 mil cabeças de gado, na sua grande maioria caprino, conclui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau