ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

São Nicolau: Antigo Campo de Concentração do Tarrafal vai-se transformar em espaço cultural 04 Mar�o 2015

O edifício do antigo Campo de Concentração do Tarrafal de São Nicolau, que está em ruínas vai ser reconstruído para servir como espaço de cultura, formação e educação. Esta ideia surge do memorando de entendimento assinado entre o Ministério da Cultura, tutelado por Mário Lúcio Sousa, e o presidente da Câmara do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito. O documento abarca também iniciativas de apoio ao Carnaval, Festival da Morna e Centro Cultural Paulino Vieira.

São Nicolau: Antigo Campo de Concentração do Tarrafal vai-se transformar em espaço cultural

Segundo o acordo assinado esta segunda-feira, 02, a Câmara deverá trabalhar também no sentido de impulsionar a declaração desse edifício como monumento nacional. O Campo de Concentração do Tarrafal de São Nicolau foi criado em 1931 e destinou-se a instalar provisoriamente os presos no Seminário/Liceu antes de iniciarem os trabalhos num outro, no Tarrafal de Santiago (aberto em 1936), tendo sido concebido para "internar" os revolucionários que tomaram parte na Revolta da Madeira, de 1931.

O projecto de São Nicolau, porém, seria abandonado e, hoje em dia, apenas restam partes dos muros do antigo seminário. Mário Lúcio Sousa explica que a ideia é reerguer o edifício e transformá-lo num espaço de cultura, formação e educação, razão pela qual Câmara do Tarrafal terá de trabalhar para classificar o edifício como património local, impulsionando a sua declaração como monumento nacional.

"Devemos ter cuidado com o nosso património para além do ciclo normal da gestão política. Estamos a fazer isso há já algum tempo, mas entendemos que deve haver um documento oficial público, que obrigue aos próximos eleitos a continuar com o trabalho", sublinhou o governante.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau