Cultura

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

São Nicolau:Tarrafal acolhe 3ª edição do Festival de Atum com várias actividades 09 Agosto 2017

A Cidade de Tarrafal de São Nicolau (CMTS) vai estar em festa neste sábado, 12. Acolhe a 3.ª edição do Festival de Atum, com o objetivo de dinamizar a economia local à volta da pesca e estimular as pessoas para a criação de auto-emprego. O evento, que acontece na Avenida António Assis Cadório vai contar com dezenas de expositores, que apresentarão diversas variedades de pratos que integram o peixe.

São Nicolau:Tarrafal acolhe 3ª edição do Festival de Atum com várias actividades

De acordo com a organização e à semelhança dos anos anteriores, para este festival gastronómico, cada expositor deverá apresentar, no mínimo, três pratos diferentes, cujo ingrediente principal é o atum, “podendo os mesmos apresentar muitas outras variedades à volta deste peixe”.

Além da gastronomia, o evento conta ainda com muita música e outras actividades culturais, desportivas e recreativas, nomeadamente a natação, a corrida na praia, a corrida de botes e o concurso de captura de atum.

Este ano, conforme as nossas fontes, a novidade é para uma formação gastronómica, onde os participantes terão a oportunidade de especializarem em “cozinhas básicas de preparação e confecção de atum, higiene e segurança alimentar”, através de uma formação promovida pela CMTSN, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

Está também prevista uma formação em “Educação Financeira e Gestão de Negócio” para pescadores e peixeiras, ministrada pelo economista António Batista do Instituto Nacional do Desenvolvimento das Pescas (INDP).

De ressaltar que do cartaz das actuações estão previstos os artistas Sérgio, Lilly Stefan, Kénio Conceição, Didi Rodrigues e Branco, Nelson Roque, animação com Djs, dança e muita animação da festividade. O vento está enquadrado na comemoração dos 12 anos da criação do Município do Tarrafal, orçado em 525 contos e que é promovido pela edilidade local.

A organização destaca como principais parceiros para a realização deste evento entidades como Enapor, Rotex, Fábrica Sucla, Construções Valdez, Lanchonete Amizade e Restaurante Âncora, entre outras instituições e empresas locais e nacionais.

De salientar que é no Tarrafal de S.Nicolau onde se encontra a fabrica de conserva de atum mais antiga de Cabo Verde -Sucla, cuja variedade de produtos tem sido muito procurada em Cabo Verde e junto da comunidade emigrada.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau