CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

São Vicente recebe simpósio sobre Ciência Marítima e Atmosférica 11 Maio 2015

São Vicente recebe a partir da próxima quarta-feira, 20, um simpósio internacional sobre a Ciência Marítima e Atmosférica, actividade desenvolvida pelos Observatórios Oceanográfico e Atmosférico de Cabo Verde. Durante dois dias - 20 a 22 - 22 cientistas provenientes de sete países vão apresentar os resultados de estudos feitos nesta região nos domínios da Geologia, Clima, Biogeoquímica, Biologia e Ecologia.

São Vicente recebe simpósio sobre Ciência Marítima e Atmosférica

O encontro é realizado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas e o Centro Helmhotz Geomar para Pesquisa Oceanográfica para apresentar os resultados desta cooperação de longa data entre as duas instituições. São estudos que ajudam à uma melhor compreensão dos trópicos, uma região caracterizada por vários eventos climáticos relevantes e onde a atmosfera e o oceano interagem de forma dinâmica, lê-se no documento que faz o enquadramento deste simpósio internacional.

Os cientistas vão igualmente inteirar-se dos progressos na construção do Centro Oceanográfico do Mindelo (OSCM sigla em inglês), que vai ajudar os investigadores nas suas pesquisas de campo nesta região Oeste Africana e proporcionar um ambiente de formação com todas as condições exigidas.

O simpósio terá quatro painéis, que vão centrar na apresentação da visão estratégica sobre as ciências marinhas e atmosférica e testemunhos de cientistas de 22 países. Vão também analisar cooperação académica entre os parceiros e realizar visitas de campo às infra-estruturas de investigação. No painel cooperação académica, por exemplo, os jovens cientistas das universidades de Cabo Verde, Kiel (alemanha), Federal de Pernambuco e do Rio Grande (Brasil), Dalhousie University (Canadá) e Instituto Gulbenkian de Ciência (Portugal) vão partilhar experiências.

Antes, entre 18 a 29 de Maio, acontece em São Vicente a 3ª edição da Escola de Verão sobre “Gestão da Biodiversidade do Oceano”, que será incorporado no simpósio. Esta actividade é organizada em conjunto pelas várias instituições de ensino superior de todos os países participantes, incluindo Cabo Verde. Os estudantes aprender como os sistemas oceânicos, a ciência e tecnologia podem contribuir para o ecossistema e conhecer a importância futura do Centro Oceanográfico do Mindelo.

É a primeira vez o programa Helmholtz Research School for Ocean Science and Technology(HOSST) & Transatlantic Ocean System Science & Technology (TOSST) faz uma edição da Escola de Verão fora do território europeu e/ou americano. A primeira edição foi realizada na cidade de Kiel em Alemanha e a segunda na cidade de Halifax no Canadá.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau