ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Segunda edição do Carnaval de Verão do Mindelo: Desfile mais “quente” e melhor organizado 02 Agosto 2015

Cinco grupos participam na segunda edição do Carnaval de Verão do Mindelo, marcada para 11 de Agosto, três dias antes do arranque do festival de música da Baía das Gatas. Samba Tropical, Vindos do Oriente, Monte Sossego, Flores do Mindelo e Cruzeiros do Norte reúnem-se numa festa nocturna que promete suplantar o desfile do ano passado. Pelo menos esta é a expectativa da Câmara Municipal de S. Vicente e dos dirigentes de dois dos grupos.

Segunda edição do Carnaval de Verão do Mindelo: Desfile mais “quente” e melhor organizado

Para António “Patxa” Duarte, presidente do “Monte Sossego”, o show deste ano tem tudo para agradar a gregos e troianos. “Os grupos já se reuniram com a Câmara Municipal e tudo aponta para um desfile melhor organizado, com mais segurança e mais alegria”, diz Patxa, que apoia a iniciativa da autarquia mindelense de juntar todos os grupos num Carnaval fora de época. Para ele, o evento que é destinado aos turistas e emigrantes que não puderam assistir ao desfile oficial – tem tudo para se tornar mais uma atracção turística da cidade do Mindelo.

Essa é também a perspectiva de Ana Soares, presidente do grupo Flores do Mindelo, que vê o desfile como mais uma oportunidade para os foliões assaltarem o asfalto, “coisa que os mindelenses adoram fazer”. “É também uma oferta turística única, por juntar todos os grupos num único desfile, sem aquele espírito de competição. Estamos juntos apenas em nome do amor ao Carnaval”, realça a responsável do Flores do Mindelo, que perspectiva um espectáculo melhor que o do ano passado.

A segunda edição do Carnaval de Verão do Mindelo é, segundo Humberto Lélis, a prova cabal de que o evento quer conquistar o seu espaço próprio na agenda cultural da ilha de S. Vicente. Realizado na semana do festival da Baía das Gatas, explica o vereador da Cultura da Câmara de S. Vicente, o desfile tem por objectivo agradar aos emigrantes que visitam Mindelo por altura do Verão e que, por esta razão, não puderam ver a festa oficial do Entrudo.
“Cada grupo pode levar para o desfile 100 figurantes e um pequeno andor. Todas as músicas dos grupos serão tocadas ao longo do percurso, suportadas por uma batucada comandada por Mick Lima, um trio eléctrico e um carro de som”, explica Lélis. Segundo este vereador, a agenda cultural do Mindelo está particularmente rica, como provou desde o seu início na passada semana com o Festival da Cavala. Segue-se o Laginha Summer Festival, que decorre ao longo desta semana; o Jazz Festival; o festival da Baía das Gatas, a Fonartes-Fórum Nacional do Artesanato e, no mês de Setembro, o Mindelact, a festa do teatro.

Conforme ditou o sorteio, os grupos de Carnaval estarão dispostos na seguinte ordem: Monte Sossego, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte, Samba Tropical e Vindos do Oriente. Cada um pode apresentar um andor e até cem foliões.

KzB

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau