ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Semana da República: Com homenagem ao ex-PR António Mascarenhas Monteiro e evocação de Cabral 13 Janeiro 2017

A Semana da República (SR) deste ano vai ser em homenagem ao antigo Presidente, António Mascarenhas Monteiro, falecido no ano passado, na cidade da Praia. Até 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais – data em que Amilcar Cabral foi barbaramente assassinado em Guiné-Conacri – serão promovidas várias conferências e debates sobre o 13 de Janeiro – Dia de Liberdade e Democracia – e a figura de Cabral.

Semana da República:  Com homenagem ao ex-PR António Mascarenhas Monteiro e evocação de Cabral

Conforme a chefia do Estado de Cabo Verde, a edição deste ano da Semana da República – que vem decorrendo desde o dia 11 de Janeiro - é organizada em parceria com a Delegação do Ministério da Educação da Praia e o Liceu Pedro Pires do Fogo. Vai ser em homem ao antigo Chefe de Estado António Mascarenhas Monteiro, que faleceu no ano passado, na cidade da Praia.

Para políticos de vários quadrantes, trata-se de um justo reconhecimento àquele que foi o primeiro Presidente de Cabo Verde democraticamente eleito - cumpriu dois mandatos consecutivos com alto sentido de estado - com as primeiras eleições multipartidárias de 1991. Foi um facto histórico que marcou a queda do regime de partido único, que vinha vigorando no país desde a independência de Cabo Verde em 1975.

O programa da Semana da República – inclui várias actividades politicas, culturais e pedagógicas - arrancou, no dia 11, com uma conversa aberta sobre «Democracia e Cidadania» no Liceu Pedro Pires, em Ponta Verde da ilha do Fogo. Foi animada pela Primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, em pareceria com a Procuradora Vera Nogueira e um Aluno da mesma escola.

Além da sessão especial solene da Assembleia Nacional, nesta sexta-feira,13, acontece a palestra sobre a «Liberdade e Democracia», a ser proferida, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Sal, por Manuel Faustino, Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Já no dia 14, o fundador da nacionalidade cabo-verdiana vai ser relembrado, às 21H00, na Academia Jmonte em S.Vicente, com um concerto de relançamento do CD – Evocação de Amílcar Cabral no folclórico Cabo-verdiano, de Rui Machado.

Um outro ponto de destaque da SR é a conferência, no dia 16, às 18 horas, no Palácio da Presidência, sobre o “O legado de António Mascarenhas Monteiro na construção do Estado de Direito Democrático Cabo-verdiano”. Tem como conferencistas o jurista Mário Silva e o Provedor de Justiça, António Espirito Santos Fonseca.

A agenda da Semana da República inclui também, no dia 19, pelas 10horas, no Liceu Domingo Ramos, a aula Magna com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, com os alunos do 2º e 3º ciclos do ensino secundário e entrega de prémios aos vencedores do concurso realizado nas escolas secundárias do país.

O fecho da Semana da República 2017 culmina, no dia 20 – Dia dos Heróis Nacionais – com uma conferência, pelas 18 horas, sobre “Cabo Verde e os desafios culturais, económicos e políticos de uma efectiva integração regional no contexto africano”. Os deputados Carlos Delgado e Humberto Lélis serão os conferencistas da noite.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau