ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Simulação empresarial: GM Challenge faz experiência em Cabo Verde 14 Fevereiro 2016

O projecto Global Management Challenge pretende fazer uma experiência-piloto de competição de estratégia e gestão de uma empresa virtual em Cabo Verde. Para isso, propõe organizar equipas concorrentes, que terão de receber formação e realizar provas durante uma semana. A equipa vencedora participará na Grande Final de Macau, no mês de Abril.

Simulação empresarial: GM Challenge faz experiência em Cabo Verde

Dirigido essencialmente a profissionais e estudantes, este projecto inovador aposta na simulação de experiências de gestão empresarial, com o objectivo de obter o melhor desempenho do investimento. Os participantes irão, ao longo das provas, discutir estratégias e tomar decisões relativas ao marketing, finanças, produção e recursos humanos. Para isso, é preciso que conheçam o mercado e a concorrência.

O sócio-gerente da Global explica que a competição internacional de estratégia e gestão teve origem em Portugal, em 1980. Desde então alcançou enorme sucesso, contando com mais de 500 mil participantes em mais de 30 países. A GM Challenge Cabo Verde pretende fazer uma experiência-piloto, que consiste em organizar equipas concorrentes, fazer a sua formação e realizar as provas durante uma semana, apurando-se então a equipa vencedora que irá à Grande Final de Macau, em Abril.

Aos estudantes e quadros que participam no concurso é dada uma oportunidade de, colocando-se ao mais alto nível de responsabilidade de uma empresa, tomar decisões e verificar os seus efeitos no mercado simulado, traduzidos em variações na capitalização bolsista da empresa. “Esta experiência tem um enorme e reconhecido papel pedagógico para os participantes. Por outro lado, permite a troca de experiência internacional, em especial à equipa vencedora, que irá participar numa final onde estarão vencederes de mais de 30 países”, afirma Anastácio Silva.

Já para as empresas patrocinadoras e institutos, o sócio-gerente da GM Challenge acredita que esta é uma oportunidade para ganharem visibilidade, uma vez que os seus logótipos aparecerão em toda a documentação distribuída, em painéis expostos durante as sessões públicas, e ainda poderão distribuir informação própria nas sessões.

CP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau