ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Sismo de magnitude 4.4 na escala de Ritcher localizado a sul de Santo Antão e sentido em S.Vicente 13 Maio 2017

O geofísico Bruno Faria confirmou, nesta sexta-feira, a ocorrência, às 03:39, de um sismo com magnitude de 4.4 na escala de Ritcher, e que foi localizado a cerca de 10 quilómetros a Sul de Santo Antão. Mas o fenómeno foi sentido por muitas pessoas em S.Vicente, através de tremores de terra que fizeram mexer algumas habitações sem provocar quaisquer danos.

Sismo de magnitude 4.4 na escala de Ritcher  localizado a sul de Santo Antão e sentido em S.Vicente

O responsável do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), em entrevista à RCV, no Mindelo, especificou que o sismo ocorreu no mar, entre São Vicente e Santo Antão, mas mais próximo de Santo Antão, num sítio onde a profundidade do mar é de cerca de 1.400 metros.

“Não há perigo nenhum associado às populações e o tremor de terra, em si, certamente que terá sido sentido no Tarrafal de Monte Trigo, provavelmente na Casa de Meio e em Lajedos, na ilha de Santo Antão”, acrescentou a mesma fonte citada pela Inforpress.

“Foi um sismo isolado e não creio que venha a haver outras réplicas nas próximas horas”, tranquilizou o geofísico Bruno Faria.

Entretanto, conforme apurou este diário digital, o fenómeno foi muito sentido em S.Vicente por muitas pessoas, através de tremores de terra que mexeram várias habitações na ilha do Monte Cara. O caso terá passado um pouco despercebido por outros cidadãos, por este ter ocorrido durante a madrugada, altura em que muitos se encontravam a dormir – alguns relatam a este jornal que pensavam que estavam a sonhar com o terramoto.

É de salientar que o assunto foi despoletado, segundo a Inforpress, no programa Bom Dia Cabo Verde, da RCV, quando se deu conta de populares mindelenses e de Santo Antão que terão sido surpreendidos com o tremor de terra na madrugada desta sexta-feira.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau