ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Situação dramática no Iémen: Mais de um milhão de casos de cólera no país 26 Dezembro 2017

A República do Iémen passa por uma situação dramática com o número de casos suspeitos de cólera no país a passar pela marca de um milhão, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS ).

Situação dramática no Iémen: Mais de um milhão de casos de cólera no país

Conforme a mesma entidade, o país, que vem sendo devastado pela guerra, está preso ao pior surto de doenças diarreicas do primeiro ano do mundo, que está ligado ao acesso à água limpa e ao saneamento pela população pobre.

Revela a OMS que a epidemia de cólera no Iémen começou em abril e, a partir de sexta-feira,24, há 1.001.428 casos suspeitos e mais de 2.200 mortes associadas.

A Organização Mundial da Saúde precisa que a média semanal dos casos diminuiu significativamente nos últimos três meses, a epidemia ainda não terminou.

A mesma agência especializada das Nações Unidas pediu mais ações para garantir medidas de controle no prazo imediato, bem como a prevenção de novos surtos no futuro próximo.

"Desde o início do surto de cólera, salvamos dezenas de milhares de vidas, estabelecendo centros de tratamento, fornecendo suprimentos, distribuindo orientação de saúde pública, treinando profissionais de saúde e trabalhando com comunidades em prevenção. Mas é realmente importante entender que isso não é Um milhão de pessoas que estão doentes hoje: 99,7% delas de fato sobreviveram e se recuperaram da cólera " descreve Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS em Genebra

Esta acrescentou que o Iêmen também está vivendo um surto de difteria de "disseminação rápida", afetando 18 de seus 22 governantes.
Para a mesma fonte, essas crises estão ocorrendo em um contexto de mais de dois anos de luta entre as forças governamentais, apoiado por uma coligação liderada pelos sauditas e rebeldes conhecidos como Houthis.

Segundo conlui a OMS, o sistema de saúde do país foi interrompido, com "dificuldades incapacitantes" quanto ao movimento de bens e pessoal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau