NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Situação dramática no Maio: Cães dizimam animais, autoridades indiferentes perante SOS lançado pelos criadores 22 Abril 2018

A situação a nível da pecuária é grave no Maio. A par de escassez de pastos por causa do pouco impacto do anunciado programa governamental para a mitigação da seca, cães vadios andam a dizimar de forma terrível os animais. Está a ser arrepiante ver várias cabeças de cabras mortas, de um só vez, na zona de Figueira.

Situação dramática no Maio: Cães dizimam  animais, autoridades indiferentes perante SOS lançado pelos criadores

Desesperados, os criadores de animais lançam SOS, mas estão sem obter qualquer resposta por parte autoridades centrais e locais. Enquanto isso, «os cães assassinos prosseguem com o seu ataque feroz para a morte em série do gado» - principalmente cabras, carneiros e vaca, esta última em menor proporção por causa do seu tamanho.

Referindo-se ao caso de ataque de cães vadios registado ultimamente na zona de Figueira, o deputado Fernando Frederico descreveu assim a dramática situação que culminou com a morte de várias cabeças de cabra de uma só assentada. «Oh mudo, que forte afronta na Djarmai -Figueira! Cachorros estão a matar cabras sem piedade e ninguém faz nada. Os nossos criadores estão abandonados pelas autoridades deste país», escreveu o parlamentar tambarina na sua página pessoal no facebook.

Diante de tudo isto - tem acontecido ataque de cães a animais em outras zonas do interior do Maio - pergunta-se onde estão o Governo, com Ministério da Agricultura e Ambiente que tem uma delegação no Maio. Os criadores de gado também criticam a actual Câmara, que tem mantido uma postura de passividade perante esta situação dramática que se vive na ilha. É que, segundo alertam, este caso está a agravar ainda mais a vida dos criadores de gado, que estão a enfrentar dificuldades em conseguir rações para sustentar seus animais, na sequência do pouco impacto da implementação do anunciado programa governamental para a mitigação da seca na ilha e no país em geral. Fotos: Facebook do deputado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Uhau

Uhau
Copyrights 2009 ASemana Online | Crédito: AK-Project