SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Sokols convoca nova manifestação no Mindelo: Regionalização e distribuição desigual de receitas do Estado no centro das atenções 04 Janeiro 2018

Os ativistas do Movimento Cívico Sokols 2017 organizam, a 13 de Janeiro próximo, uma segunda manifestação em São Vicente. O objectivo é lutar para a regionalização de Cabo Verde e contestar o Orçamento do Estado para 2018 - este coloca S.Vicente atrás de várias ilhas em termos da distribuição do bolo orçamental.

Sokols convoca nova manifestação no Mindelo: Regionalização e distribuição desigual de receitas do Estado no centro das atenções

De acordo com a organização, a descentralização/desconcentração de poderes e autonomia decisória das ilhas constituem a principal inquietação do Movimento Sokols. Tudo para que estas ilhas possam responder com efetividade aos problemas locais e melhorar a distribuição dos recursos nacionais. Isto de modo a permitir um desenvolvimento justo e harmonioso de todas as 10 ilhas que fazem parte do arquipélago de Cabo Verde.

“Mais, vamos contestar o Orçamento de Estado para 2018, que tem provocado um desequilíbrio na distribuição das riquezas em Cabo Verde. Estamos a defender este Cabo Verde harmonioso, equilibrado e justo para que o arquipélago se desenvolva como um todo e não em velocidades diferentes, assevera um dos ativistas do Sokols, Salvador Mascarenhas.

«Esperamos que cidadãos de todas as ilhas se organizem e saiam às ruas para exigirem melhor democracia e pronunciarem sobre o centralismo de poderes, já que 13 de Janeiro assinala o Dia da Liberdade e da Democracia nacionais”, apela o responsável do Sokols, com sede na cidade do Mindelo.

De relembrar que o Sokols 2017 autoproclama-se como um grupo de cidadãos apartidário, livre e independente, com objectivos de intervenção ao nível da sociedade civil para sua consciencialização, acção social e política, funcionando como um “regulador e barómetro” da democracia e da acção governativa (central e local). “A sua primeira manifestação neste âmbito aconteceu em Mindelo, São Vicente no dia da independência nacional - 5 de Julho de 2017, envolvendo perto ou à volta de uma dezena de milhares de pessoas.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau