ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Sol Atlântico vai construir novo terminal de autocarros 25 Agosto 2016

Têm início as obras do novo terminal de uma das mais antigas empresas de transporte público de Cabo Verde - Sol Atlântico, que opera na capital. As novas instalações – localizadas no espaço industrial em Achada Grande Frente, cidade da Praia – ficarão concluídas dentro de seis meses. O projecto veio na sequência da reestruturação para se ampliar a frota da empresa. De acordo com Henrique Duarte, administrador da empresa, "a cidade da Praia e a empresa já mereciam uma obra desta envergadura. Vai trazer melhorias e facilitar movimentações de entradas e saídas de carros, uma situação que preocupava a empresa”. Com esta deslocalização pretende-se melhorar as condições de trabalho e libertar o antigo espaço para outras actividades. Além do terminal e a partir do mês de Outubro, a Sol Atlântico vai ter na sua frota mais dez autocarros com maiores dimensões – esta foi a forma encontrada para resolver a sobrelotação de passageiros.

Sol Atlântico vai construir novo terminal de autocarros

A empresa de transporte público de passageiros, Sol Atlântico, tem novos projetos em curso. Um deles é a construção do terminal de passageiros. Segundo o seu administrador, uma das melhorias do projecto consiste em facilitar o fluxo de entrada e saída de carros com o objectivo de garantir melhor conforto dos passageiros e melhorar as condições de trabalho aos funcionários. As obras de construção já arrancaram e terão a duração de seis meses. “Contamos fazer a mudança no início de 2017”, garante o gerente Henrique Duarte ao A Semana.

Sem avançar qualquer valor orçamental, este responsável acredita que a “Sol Atlântico e a cidade da Praia já mereciam ter uma obra desta envergadura, isto dado o seu historial.”

Referindo-se às vantagens para os utentes, o administrador garante que os passageiros passarão a beneficiar de um melhor serviço. Aliás, para facilitar os utentes, a empresa também introduziu um sistema inovador electrónico para a validação de passe e cartões pré-pagos. A ideia conforme Duarte é dar aos clientes a oportunidade de fazerem a revalidação dos selos em diferentes terminais multibanco e evitar assim perdas de tempo com a deslocação à empresa.

“Estamos a apostar fortemente desde à implementação de bilhete electrónico, pois queremos os nossos clientes nos autocarros. Para isso, em parceria com a Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos (SISP), implementámos um sistema de recarregamento em real time, pois constatámos que cerca de 70 por cento dos clientes têm cartão vint4”.

O administrador assevera que o processo já está em curso, os resultados são satisfatórios e que, apesar das dificuldades iniciais, a partir do mês de Setembro, próximo, os utentes já poderão usufruir deste sistema em qualquer terminal multibanco.

Uma outra ideia a introdução tem que ver com cartões pré-pagos, carregados com cerca de 15 viagens e direccionados aos passageiros que viajam esporadicamente. “O cartão é carregado e à medida que vai andando de autocarro vai descontando nas viagens e no final poderá deslocar-se a qualquer ATM para recarregar”.

Entretanto, com o propósito de aumentar a capacidade e garantir maior conforto aos utentes, a Sol Atlântico importou mais dez autocarros com maiores dimensões, com mais assentos e espaços para quem quer viajar de pé. Este investimento custou à empresa à volta de um milhão de euros, ou seja, mais de 100 mil contos.

CS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau