ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Subdirectora do Liceu Domingos Ramos denuncia agressão física por parte de outro professor 29 Dezembro 2016

A Subdirectora do Liceu Domingos Ramos está disposta a levar até as últimas consequências uma agressão física que a própria sofreu por parte de outro professor da mesma instituição, no passado dia 13 de Dezembro. De acordo com a vítima, Ângela Adriana Vaz Barbosa Vicente, o professor da disciplina de matemática, José Inocêncio Silva, agrediu-lhe fisicamente, com uma bofetada, por discordar do calendário estipulado para a habitual reunião de avaliação do trimestre. Toda a confusão aconteceu na presença do Director da instituição escolar, José Augusto Fernandes, mas já foi entregue às mãos da Policia e do Tribunal.

Subdirectora do Liceu Domingos Ramos denuncia agressão física por parte de outro professor

Tudo aconteceu quando as datas das reuniões de pauta foram estipuladas pela direcção do LDR, que ao que parece não caiu no agrado do professor de matemática em causa. Com isso, José Inocêncio, também conhecido como “Xenxo”, resolveu tirar satisfações da subdirectora, mostrando o seu total desagrado com a decisão.

“Todos os semestres faz-se a reunião de notas, da qual estipulamos um calendário onde participam professores e directores de turma. Este professor dirigiu-se a minha sala furioso. Disse que tínhamos que mudar a data da reunião da sua turma porque tinha outros compromissos e não poderia comparecer. Com isso, disse-lhe que não havia possibilidade para alteração do calendário, caso contrário, teríamos também constrangimentos com outros professores”, explica.

Insatisfeito com a resposta, conta, “Xenxo começou a exaltar-se, dirigindo agressões verbais contra mim. Ele questionou a minha competência, afirmando que não tinha qualquer habilidade pedagógica para ocupar a função que desempenho e que eram outros os motivos que me mantinham na posição. Ou seja, estava a fazer insinuações, mas não teve a coragem de dizer as palavras precisas” argumenta.

Após uma discussão entre ambos, o professor de matemática, não ficando contente com a reacção da Subdirectora, toca-lhe com a mão na cara para posteriormente agredir-lhe com uma bofetada.

“Tentei reagir, afastando-o de alguma forma, foi então que o director acabou por intervir, tentando apaziguar toda a confusão. Logo depois o Xenxo saiu da sala. Esta é uma situação que nunca poderia ter acontecido. Por isso, já fiz a queixa na polícia, no tribunal e também direccionei uma carta ao Inspector-geral da Educação e ao Delegado do Ministério de Educação. Até agora não tive nenhuma resposta”, conta.

Outros casos

Ao que parece esta não é a primeira vez que Xenxo está envolvido numa rixa entre professores, havendo relatos de que a antiga directora também havia denunciado comportamento semelhante contra o professor.

O Director também fez uma carta direccionada para o Ministério da Educação para que seja instaurado um processo disciplinar contra o docente, reprovando a atitude do docente e reiterando que a agressão foi feita de forma gratuita no local de trabalho.

A nossa reportagem tentou ouvir o professor de matemática acusado pela agressão, José Inocêncio “Xenxo”, mas sem sucesso, pois este não atendera o telemóvel.

Da mesma forma tentamos ouvir o Director do Liceu Domingos Ramos, José Augusto Fernandes, que também foi impossível. Entretanto O Asemanonline promete dar continuidade sobre o assunto, trazendo outras declarações das outras partes visadas sobre o caso.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau