SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Surto de paludismo na Praia: Cerca de 50 casos autóctones registados 26 Julho 2017

O surto do paludismo na Praia alastra-se, mesmo estando ainda por cair as primeiras chuvas. É que o concelho contabilizou, até esta segunda-feira, 24 de Julho, 49 casos de paludismo autóctones, segundo apurou a Inforpress junto do Serviço de Vigilância e Respostas às Epidemias da Direcção Nacional de Saúde (SVRE).

Surto de paludismo na Praia: Cerca de 50 casos autóctones registados

Por ser uma doença mortífera, todo o cuidado é pouco com esse surto do paludismo que se regista neste momento na Capital cabo-verdiana – com a queda das chuvas a situação pode piorar se as autoridades sanitárias não tomarem as medidas necessárias contra a doença.

"Neste momento, está a ocorrer um evento inabitual na cidade da Praia com o aparecimento desses casos. Não é hábito nesta altura do ano, antes das chuvas, aparecerem tantos casos. Até ao momento já temos 49 casos autóctones e quatro importados, totalizando 53", contabilizou em declarações à agência Lusa a delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado.

A directora do SVRE citad pela Inforpress, considera também considera “pouco normal” a ocorrência de casos de paludismo nesta época do ano, em que o número de 49 casos autóctones contabilizado até ontem (24) em comparação com os últimos cinco anos é “muito maior”.

Para Maria de Lurdes Monteiro, no ano 2012 o país, até o mês de Julho, teve zero casos de paludismo, zero casos em 2013, quatro casos em 2014, zero casos em 2015 e um caso em 2016.

Quanto aos dados referentes ao ano, o país registou um caso de paludismo autóctone em 2012, 22 casos em 2013, 26 em 2014, sete em 2015 e 47 casos em 2016.

A mesma responsável referida pela agência cabo-verdiana de notícias precisa que os casos de paludismo foram registados em bairros como Achada Santo António, Ponta Belém, Achadinha, Lém-Ferreira e os restantes que circundam a Cidade da Praia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau