SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Tarrafal : 14 nadadores-salvadores garantem segurança dos banhistas até Outubro 25 Julho 2016

14 nadadores-salvadores vão garantir a segurança nas praias mais frequentadas do concelho do Tarrafal de Santiago, indicou o vereador pela área da Protecção Civil da Câmara Municipal. Inácio Borges garante que os nadadores-salvadores estarão permanentemente nas zonas balneares até Outubro próximo.

Tarrafal : 14 nadadores-salvadores garantem segurança dos banhistas até Outubro

Inácio Borges diz que o grupo de nadadores-salvadores está a trabalhar desde 1 de Julho, nas praias no centro da cidade, Chão Bom e Ribeira Prata, resultado de uma parceria com o BCA. Porém, vai dizendo, foi partir do dia 15 que passaram a prestar o serviço de segurança de forma permanente - das 6 horas às 18 horas durante um período de três meses.

O vereador garante que, depois de Outubro, as praias terão nadadores-salvadores somente aos fins-de-semana. Questionado sobre o facto de todos os anos os Bombeiros do Tarrafal criticqm a Agência Marítima e Portuária - por considerarem que esta é que deveria garantir esse serviço -, Inácio Borges corrobora a mesma opinião. “Apesar disso, nós não ficamos com os braços cruzados, porque caso acontecer algum incidente os munícipes apontam o dedo à Câmara,”afirma.

Entretanto, Inácio avança que, após a época quente, poucas pessoas frequentam as praias. Daí, segundo ele, não haver a necessidade de manter ali um nadador-salvador. Defende que a segurança deve ser reforçada nos dias em que há muita afluência de pessoas às zonas balneares.

O autarca defende também que a equipa de nadadores-salvadores precisam ser reforçadas, já que muitas pessoas dirijam-se às praias a partir das 18 horas, período em que os nadadores salvadores terminam o serviço diário. Mas para uma maior vigilância nas zonas balneares a Câmara vai disponibilizar um elemento do corpo de Bombeiros para auxiliar os nadadores salvadores nos fins-de-semana.

O responsável pela área da Protecção Civil reconhece, por outro lado, o défice de equipamentos, mas avança que a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, parceira da Câmara Municipal do Tarrafal, já informou que vai apoiar os Bombeiros de Tarrafal com equipamentos antes do final de Agosto. A ajuda contempla fardas e botas para os bombeiros, embarcação e coletes de salva-vida destinado aos nadadores-salvadores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau