ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Taxa de inflação homóloga do IPC revela aumento de 1,6% no preço dos produtos 15 Setembro 2017

Os consumidores cabo-verdianos estão a comprar produtos mais caros. É que a taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preço no Consumidor (IPC), no mês de Agosto, passou de 1,5% para 1,6%, valor superior ao mês passado, de acordo com informações avançadas pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV).

Taxa de inflação homóloga do IPC revela aumento  de 1,6% no preço dos produtos

Esta variação reflecte sobretudo na aceleração dos preços das classes das rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (+4,2%), da saúde (+3,1%), do vestuário e calçado (+2,3%), das bebidas alcoólicas e tabaco (+2,0%), dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (+1,4%), do ensino (+1,4%), dos bens e serviços diversos (+1,3%), dos hotéis, restaurantes, cafés e similares (+0,5%) e dos transportes (0,4%).

O INECV ressalta também que as classes das rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, contribuíram com cerca de 77% para a formação da taxa de variação homóloga do IPC total nacional.

Por outro lado, a mesma fonte precisa que contribuíram com valores negativos mais relevantes as classes dos bens e serviços diversos (-0,1%), das bebidas alcoólicas e tabaco (-0,2%), do vestuário e calçado (-0,2%), dos acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (-0,2%) e da saúde (-0,2%).

O estudo do Instituto Nacional de Estatísticas revela, contudo, que as principais subidas de preços no mesmo período de análise estão nos subgrupos peixe, combustíveis e lubrificantes, produtos hortícolas, incluindo batata e outros tubérculos e gás.

Quanto ás descidas nos preços, as principais ocorreram nos subgrupos reparação e aluguer de calçado, aparelhos e matérias terapêuticos e sua reparação, serviços de transporte rodoviários de passageiros e materiais para vestuário.

Hélio Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau