NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Tchalé Figueira expõe esta sexta-feira “O Azul e a Luz” na Livraria Nhô Eugénio 08 Dezembro 2017

A exposição de pintura, intitulada “O Azul e a Luz” do artista plástico Tchalé Figueira vai estar patente, a partir desta sexta-feira até final do ano, na Livraria Nhô Eugénio, na Cidade da Praia.

Tchalé Figueira expõe esta sexta-feira “O Azul e a Luz” na Livraria Nhô Eugénio

Em declarações à Inforpress, o artista plástico vicentino disse que “O Azul e a Luz” é título de um livro de poesia da sua autoria que foi publicado nos anos de 1990, pelo que resolveu converter esse título em quadros.

Como o próprio nome da exposição refere, as telas reflectem uma simbiose entre a luz e diferentes tipos de azul, uma cor que o artista revela ter um certo fascínio.

“Gosto muito do título desse meu livro, por isso optei por beber nesse título. O azul predomina nas minhas telas e a luz também, porque um pintor sem luz não tem nada e sem a luz há escuridão”, afirmou.

Para Tchalé Figueira, é sempre bom dar as pessoas a conhecer o seu trabalho, porque a arte no seu entender, é uma forma de partilha e de mostrar que a arte, é também uma forma de embelezar a vida.

Ao seu ver nesse “mundo conturbado” se a arte e a poesia não existir,” não faz sentido as pessoas existirem”, porque, defendeu, a “arte é solução de embelezar o mundo”.

Segundo a mesma fonte, a livraria vai receber apenas nove telas e o artista espera que cada pessoa consiga fazer uma leitura da sua arte. “Cada obra é um mundo e cada pessoa tem o seu universo pessoal e cada pessoa é capaz com a sua sensibilidade, descobrir histórias no meu universo que invento através das minhas pinturas”, enfatizou.

O artista que já tem convites para expor as suas obras no estrangeiro, sem avançar muito a esse propósito, disse à Inforpress que está a trabalhar num novo projecto para ser implementado em 2018.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau