NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Teatro: IIª edição do Sal EnCena arranca hoje no Sal 26 Junho 2014

Arranca esta noite na ilha do Sal a segunda edição do Sal EnCena, o festival nacional de teatro que já começa a conquistar seu espaço na agenda cultural do país. Uma homenagem ao encenador e dramaturgo, João Branco, abre as cortinas para quatro dias totalmente dedicados às artes cénicas.

Teatro: IIª edição do Sal EnCena arranca hoje no Sal

João Branco é o primeiro a receber o hoje o Prémio de Mérito Sabino Évora, institucionalizado este ano. Um reconhecimento Victor Silva, segundo as palavras do director do festival, Victor Silva. O galardão, que leva o nome de Sabino Évora, esse grande senhor do teatro e da literatura salenses, premeia anualmente actores e grupos cujo trabalho se distinguem pela qualidade e inovação.

Para João Branco o prémio é um incentivo pessoal para continuar a batalhar: “São prémios de carga emocional e simbólica elevada não só porque são atribuídos por pessoas que também fazem e são apaixonadas por teatro, como pelo facto de serem um reconhecimento social de um trabalho que tenho desenvolvido há mais de duas décadas”.

Após a homenagem, inicia as apresentações. Esta noite apenas Imagem de Portugal vai subir ao palco do Sal EnCena no Centro Cultural de Santa Maria.. O grupo português traz a peça “Um punhado de terra”. A obra é um monólogo interpretado pelo artista de origem cabo-verdiana, Flávio Hamilton, que conta a história de um escravo, de sua dor, do seu tempo. O texto é de Pedro Eiras e a direção é de José Leitão.

Amanhã, sexta-feira o grupo do Centro Cultural do Mindelo sobe ao palco com “Casa dos Bonecos” e grupo do Fogo Sem Nexo apresenta “Dissimulações”. Para sábado são esperados o recém-criado Cem Sal, que estreia com “Confessionário” e o grupo Sikinada da Praia com a peça “Adão e Eva”. No domingo Craq’Otcod de São Vicente apresenta aos salenses “Esquizofrenia” e os organizadores Djad’Sal fecham as cortinas com “Ká d’mort”.

Esta sua segunda edição vai proporcionar ao público salense espectáculos durante o dia mas também à noite, que acontecem em duas salas diferentes. Workshops sobre artes cénicas, uma exposição de fotografias a mostrar o percurso do grupo Djad’Sal e ainda exposições de artesanato completam o cartaz de Sal EnCena.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau